sábado, 31 de maio de 2014

Evangelho 31/05/2014 - Visitação de Nossa Senhora

(Lc 1,39-56)

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.
46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.
No dia 31 de maio, comemoramos a visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel. Já tendo concebido o Salvador pelo Espírito Santo, Maria vai encontrar sua prima, que também está grávida, por um milagre, porque era estéril e estava em sua velhice. Isabel a bendiz e a Virgem louva ao Senhor com as belas palavras que são conhecidas como o Magnificat.
Maria recebe o Senhor com fé e amor, o que a leva a estender esse amor aos seus próximos. Com humildade, ela reconheceu-se pequena diante de Deus, e deu graças pelo dom de gerar Seu Filho, recordando a misericórdia divina que favorecia os pobres e protegia Israel.
Com este exemplo, podemos aprender a ser cada vez mais solícitos e ter o espírito de fraternidade, lembrar-nos de nossa condição de servos e fazer o que o Senhor nos pede. Recorrer à Mãe para sermos moldados conforme Cristo. Ela é modelo de santidade, e, imitando suas virtudes, agradamos a Deus.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Evangelho 30/05/2014 - Eu hei de ver-vos novamente

(Jo 16,20-23a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.

22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.
Uma mensagem frequente no Evangelho é a de passar pelas dores para então chegar à felicidade. Sem Calvário não há Ressurreição. Os discípulos teriam uma grande tristeza, a morte do Senhor, para então poderem alegrar-se com Sua volta. Jesus faz a bela comparação com a mulher grávida. Por isso, devemos ter fé e esperança, passar pela angústia e sofrimento confiantes em Deus. A alegria da vida eterna é muito maior do que as dificuldades que passamos na Terra. Veremos que valerá a pena suportar tudo por amor ao Senhor.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Ascensão do Senhor

Hoje é o dia da Solenidade da Ascensão do Senhor. Celebrada 40 dias após o Domingo de Páscoa, para relembrar esse período no qual Jesus esteve com os discípulos e, então, subiu ao Céu e está à direita do Pai. A ascensão era necessária para que Ele enviasse-lhes o Espírito Santo.


"Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus." (Mc 16,19)

"Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu." (Lc 24,51)

"Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos." (At 1,9)

Evangelho 29/05/2014 - Eu vou para junto do Pai

(Jo 16,16-20)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’

20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.
Jesus anuncia Sua morte, ressurreição e ascensão ao Céu, mas os discípulos ainda não compreendiam. Há um contraste entre a reação dos apóstolos e a do mundo quanto à morte do Senhor. O mal parecia ter vencido, mas logo a tristeza deu lugar à alegria para os discípulos, pois Jesus ressurgiu dos mortos e, depois de ter passado um tempo com Seus seguidores, voltou para o Céu e enviou o Defensor como prometido. A partir deste momento, a Igreja vai se formando, reunindo convertidos de diversos povos.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Evangelho 28/05/2014 - O Espírito conduz à verdade

(Jo 16,12-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.
O Espírito Santo é enviado pelo Pai e pelo Filho. Ele nos guia à verdade e nos ajuda a evitar o pecado. Guardamos e praticamos os ensinamentos de Jesus pelo Espírito de Deus que habita em nós.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Evangelho 27/05/2014 - Se eu não for, não virá até vós o Defensor

(Jo 16,5-11)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Agora, parto para aquele que me enviou, e nenhum de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ 6Mas, porque vos disse isto, a tristeza encheu os vossos corações. 7No entanto, eu vos digo a verdade: É bom para vós que eu parta; se eu não for, não virá até vós o Defensor; mas, se eu me for, eu vo-lo mandarei. 8E quando vier, ele demonstrará ao mundo em que consistem o pecado, a justiça e o julgamento: 9o pecado, porque não acreditaram em mim; 10a justiça, porque vou para o Pai, de modo que não mais me vereis; 11e o julgamento, porque o chefe deste mundo já está condenado”.
Para que o Espírito viesse a nós e a obra redentora continuasse pela pregação dos apóstolos, Jesus teria que voltar ao Pai. Os discípulos ficaram tristes ao ouvir que Ele iria para longe deles, mas Ele nos assegura que não nos deixa sozinhos. O Espírito Santo continua entre nós e nos faz entender o que é o pecado, fugir dele, ter discernimento, evangelizar e perseverar.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Evangelho 26/05/2014 - Os discípulos darão testemunho de Jesus

 (Jo 15,26–16,4a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.
O Espírito Santo que Jesus nos envia, porque não nos deixa sozinhos, vai guiar e defender a Igreja, dar testemunho do Senhor. Nós também temos esta missão de testemunhas, e a cumprimos quando nos convertemos e levamos o Evangelho às pessoas.
Jesus anuncia ainda um tempo difícil para os discípulos. Eles serão perseguidos e mortos por muitos que pensam estar servindo a Deus desse jeito. É o que vemos em alguns países, onde os cristãos são reprimidos por outros religiosos que acreditam cegamente que matá-los é uma ordem divina. Mas o Senhor os encoraja: não podemos perder a fé, pois Ele não nos deixou, mas nos atende junto ao Pai, e o Espírito da verdade torna-se acessível a nós, para que transforme nossos corações e não nos deixe perder a esperança.

domingo, 25 de maio de 2014

Evangelho 25/05/2014 - O Espírito da Verdade

(Jo 14,15-21)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: 17o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. 18Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. 19Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. 20Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós.

21Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.
Jesus anuncia aos discípulos que o Espírito Santo lhes será enviado como um Defensor. De fato, este Espírito guia a Igreja, fortalece-a com Seus dons, e a acompanha até hoje. Depois de ter ressuscitado, o Senhor se reúne com os apóstolos e sopra sobre eles, enviando o Espírito. É Ele quem escolhe Matias para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, e desce sobre os onze, fazendo-os falar em diversas línguas, evangelizando os povos.
Se queremos amar Jesus, devemos seguir Seus mandamentos. Assim, Deus passa a habitar em nós e somos dirigidos por Ele.

sábado, 24 de maio de 2014

Evangelho 24/05/2014 - Se perseguiram a Jesus, também nos perseguirão

(Jo 15,18-21)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim.19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
Os valores cristãos são contrários aos do mundo. Por isso, para que as obras das trevas não sejam desmascaradas, os homens mundanos endurecem o coração e perseguem quem tenta mostrar-lhes a verdade. Jesus adverte-nos que passaremos por esta tribulação se quisermos seguí-Lo, e que devemos perseverar para não perder a salvação.
O primeiro martírio cristão relatado na Bíblia foi o de Estêvão (At 7,54-60). Ele morreu apedrejado, confiante, entregando o espírito a Jesus. Os apóstolos tiveram destinos semelhantes, assim como muitos discípulos que deram sua vida pelo Evangelho.
Ainda hoje, em muitos países, os cristãos são presos, torturados e mortos por causa de sua fé. Mas a perseguição não é apenas física: os fiéis precisam preparar-se para a zombaria, a ridicularização, a censura.
Lembremos dos sofrimentos do Senhor, os açoites, a coroação de espinhos, a humilhação. Ele entregou-se nas mãos de Deus e não murmurou. Ao seguir este exemplo, podemos nos fortalecer frente às dificuldades que teremos.
Rezemos pela Igreja perseguida.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Evangelho 23/05/2014 - Vós sois meus amigos

(Jo 15,12-17)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
O amor é o maior mandamento que Jesus nos traz, é a base de todos os outros. Doar-nos por nossos amigos, família e mesmo por quem não conhecemos é a maior prova de amor, pois nossa vida é um bem precioso e só se dispõe a servir quem ama. A identidade do cristão é o amor.
Asim como o homem tinha a amizade de Deus quando O obedecia e estava em harmonia com Ele, nós somos chamados amigos de Jesus quando fazemos o que Ele manda. Se conhecemos o Evangelho, é porque o Senhor nos escolheu e nos envia para pregar ao mundo e produzir bons frutos.
Como nosso mediador em relação a Deus, Ele atende nossos pedidos em Seu nome.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Orações

Estas são orações básicas da Igreja. Algumas aparecem no Rosário.



Pelo sinal da Santa Cruz:

Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos. 
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.


Credo:
Creio em Deus Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu a mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e mortos. Creio no Espírito Santo. Na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

Pai Nosso:

Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra, como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Ave Maria:

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Glória ao Pai:

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Assim como era no princípio, agora e sempre, e por todos os séculos dos séculos. Amém.

Salve Rainha:

Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos os degradados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei. E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto de vosso ventre. Ó clemente! Ó piedosa! Ó doce sempre Virgem Maria! 
V. Rogai por nós Santa Mãe de Deus. 
R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Ó meu Jesus:

Ó, Meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem. Amém.

Santo Anjo:

Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa, ilumina. Amém.


Fonte: http://www.catequisar.com.br/texto/oracao/cristao/ind.htm

O Santo Rosário

Vamos conhecer essa importante devoção mariana, com a qual podemos meditar o Evangelho. Nossa Senhora, em sua aparição em Fátima (Portugal), nos exorta a rezá-la todos os dias.
Originalmente, o Rosário tem 3 terços, ou seja, 3 mistérios para meditar. O Papa João Paulo II adicionou um terço, que é opcional rezar, os mistérios luminosos. Veremos adiante:



O Rosário vem do latim Rosarium que quer dizer: COROA DE ROSAS. Todas as vezes que dizemos uma Ave-Maria é como se déssemos a Nossa Senhora uma linda rosa; com cada Rosário completo Lhe damos uma coroa de rosas. Assim como nossa Mãe Co-redentora que É, intercede á Deus pela nossa Salvação.
O Rosário é composto de 153 Ave-Marias, correspondente aos 150 Salmos da Bíblia (ao Saltério de Davi), mais as 03 Ave-Marias no início do Rosário correspondente a Saudação Angélica do Arcanjo Gabriel, (o Ângelus), anunciando e agradecendo a DEUS a nossa Salvação por JESUS CRISTO; perfazendo assim os 153 grandes peixes que São Pedro e seus discípulos pescaram no lago de Tiberíades, na terceira vez que JESUS se manifestou aos seus discípulos, após a Sua RESSURREIÇÃO. É a misteriosa pesca milagrosa de que fala a Bíblia. Veja no Evangelho de João 21, 1-15.
 O nome Terço quer dizer a terceira parte do Rosário. Para rezar o Rosário completo é necessário rezar três vezes o terço perfazendo as 153 Ave-Marias.

Os Mistérios do Rosário

MISTÉRIOS DA ALEGRIA (gozosos)
(Segundas e Sábados)
1.º Mistério
A Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. (Lc 1, 26-38)
2º Mistério
A Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel. (Lc 1, 39-56)
3º Mistério
O Nascimento de Jesus no presépio de Belém. (Lc 2, 1-20)
4º Mistério
A Apresentação do Menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22-38)
5º Mistério
O Encontro do Menino Jesus no Templo, entre os Doutores. (Lc 2, 41-50)

MISTÉRIOS DA DOR (dolorosos)
(Terças e Sextas)
1.º Mistério
Oração e Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras. (Mt 26, 36-46)
2º Mistério
A Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mt 27, 24-26)
3º Mistério
O Coroação de espinhos. (Mt 27, 27-31)
4º Mistério
Jesus a caminho do Cálvário e o encontro com Sua Mãe. (Lc 23, 26-32)
5º Mistério
A Cruxificação e Morte de Jesus . (Jo 19, 17-30)

MISTÉRIOS DA GLÓRIA (gloriosos)
(Quartas e Domingos)
1.º Mistério
A Ressurreição de Jesus Cristo. (Mt 28, 1-10)
2º Mistério
A Ascensão de Jesus ao Céu. (Act 1, 6-11)
3º Mistério
A descida do Espírito Santo sobre Nossa Senhora e os Apóstolos, reunidos no Cenáculo. (Act 1, 12-14 e 2, 1-4)
4º Mistério
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma. (1Cor 15, 12-23)
5º Mistério
A Coroação de Nossa Senhora, como Rainha do Céu e da Terra. (Ap 12, 1-17)

MISTÉRIOS DA LUZ (luminosos)
(Quinta-feira)
1.º Mistério
O Baptismo de Jesus no Rio Jordão. (Mt 3, 13-17)
2º Mistério
A Revelação de Jesus nas Bodas de Caná. (Jo 2, 1-11)
3º Mistério
O Anúncio do Reino de Deus. Um convite à conversão (Mt 4, 12-17-23)
4º Mistério
A Transfiguração de Jesus no Monte Tabor. (Lc 9, 28-36)
5º Mistério
A Última Ceia de Jesus com os Apóstolos e a Instituição da Eucarístia. (Lc 22, 14-20)

COMO REZAR:

1. Segurando o Crucifixo, fazer o Sinal da Cruz e em seguida rezar o Credo.
2. Na primeira conta grande, recitar um Pai Nosso.
3. Em cada uma das três contas pequenas, recitar um Ave Maria.
4. Recitar um Glória ao Pai, antes da seguinte conta grande.
5. Anunciar o primeiro Mistério do Rosário do dia e recitar um Pai Nosso na seguinte conta grande.
6. Em cada uma das dez seguintes contas pequenas (uma dezena) recitar um Ave Maria enquanto se faz uma reflexão sobre o mistério.
7. Recitar um Glória depois das dez Ave Marias. Também se pode rezar a oração de Fátima. (Ó meu bom Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno e levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.)
8. Cada uma das seguintes dezenas é recitada da mesma forma: anunciando o correspondente mistério, recitando um Pai Nosso, dez Ave Marias e um Glória enquanto se medita o mistério.
9. Ao se terminar o quinto mistério o Rosário costuma ser concluído com a oração da Salve Rainha.

Fonte: http://www.derradeirasgracas.com/2.%20segunda%20p%C3%A1gina/As%20Grandiosas%20Ora%C3%A7%C3%B5es/A%20Ora%C3%A7%C3%A3o%20do%20Santo%20Ros%C3%A1rio.htm

http://www.santuario-fatima.pt/portal/index.php?id=2709

Evangelho 22/05/2014 - Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei

(Jo 15,9-11)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
Quando amamos, queremos agradar àquela pessoa. Guardar e praticar os mandamentos é o modo de agradar a Deus. Se O amamos, oferecemos nossa vida a Ele. E esta é a fonte da verdadeira alegria. Assim como Jesus obedeceu ao Pai em todos os momentos, até nos mais difíceis, vamos seguir Seu exemplo. Mesmo nos tormentos, podemos encontrar a paz e a força do Alto para continuar.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Evangelho 21/05/2014 - Jesus é a videira

(Jo 15,1-8)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Só produzimos bons frutos quando estamos com Jesus. O ramo não dá fruto sem a videira. A caridade, justiça, perdão e outros só podem ser realizados plenamente se guardamos as palavras do Senhor e vivemos com Ele, que nos dá a liberdade de pedir-Lhe o que queremos se nosso coração está conforme o Seu coração.
Quando praticamos as obras de Deus, damos testemunho e Ele é glorificado.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Evangelho 20/05/2014 - Deixo-vos a paz

(Jo 14,27-31a)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
A paz de Jesus é diferente da paz do mundo. Sabemos que temos Sua paz quando, apesar das tribulações, não nos desesperamos, mas permanecemos confiantes em Deus. É uma paz espiritual.
Jesus anuncia Sua paixão e morte. Aquele momento doloroso no qual o mal parece ter vencido, mas, com a Ressurreição do Senhor, conseguimos entender que era o plano de Deus para salvar a humanidade.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Evangelho 19/05/2014 - Se alguém me ama, guardará minha palavra

(Jo 14,21-26)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.
Nós amamos Jesus quando guardamos seus mandamentos, quando muitas vezes renunciamos à própria vontade para cumprir o que Ele nos pede. Então Deus passa a habitar em nós.
Jesus promete enviar o Espírito Santo, que vai nos guiar e ajudar na caminhada.

domingo, 18 de maio de 2014

Evangelho 18/05/2014 - Quem me viu, viu o Pai

(Jo 14,1-12)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1”Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós 3e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.

8Disse Felipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai”.
Jesus nos encoraja a ter fé nEle e esperar pela vida eterna junto a Deus. Ele é o único e verdadeiro caminho para o Pai, e nos revela claramente por suas palavras e obras. Quem crê nEle e segue seus ensinamentos fará as mesmas obras, pois Deus agirá por essa pessoa.

sábado, 17 de maio de 2014

Evangelho 17/05/2014 - O que pedirdes em meu nome, eu o realizarei

(Jo 14,7-14)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.

11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.
Jesus é nosso mediador para com Deus e fonte da esperança. Ele intercede por nós junto ao Pai e atende nossos pedidos. Por isso, tenhamos fé, mas vigiemos se nossos pedidos estão de acordo com a vontade de Deus.
Quem acredita em Jesus passa a guardar e praticar seus mandamentos, fazer as obras que Ele fazia.