quinta-feira, 27 de março de 2014

Evangelho 27/03/2014 - O reino dividido

(Lc 11,14-23)

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.

20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros.22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

Os fariseus acusam Jesus de expulsar os demônios pelo poder do mal. Cristo mostra ser contraditória essa acusação, pois um reino que briga entre si não consegue se manter firme.
Era preciso que "o homem mais forte", representado por Jesus, entrasse na casa, prendesse o dono e levasse os pertences. Por isso, nosso Senhor morreu e ressuscitou, venceu a morte; desta forma, podemos recuperar a vida eterna junto a Deus.
Não podemos ficar "em cima do muro": ou seguimos a Jesus ou ficamos ao lado do maligno. A indiferença também nos afasta de Deus e nos leva a um destino indesejável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário