Celebramos, no dia 26 de junho, a memória de São Josemaría Escrivá. Ele é o "santo do cotidiano": levou a mensagem de santificação pelo trabalho, pelos deveres, mesmo pequenos. Teve grandes sofrimentos na vida, mas aproveitou-os para amadurecer. Tinha em mente sempre fazer a vontade de Deus. Fundou a Opus Dei, um chamado à santidade na vida diária, no trabalho, na família e em diversos ambientes.
“A castidade é a humildade da carne, que se submete ao espírito.”
"Não tenhas medo à verdade, ainda que a verdade te acarrete a morte."
"Que felicidade o homem poder libertar-se de sua sensualidade! Isto não pode ser bem compreendido, a meu ver, senão por quem o experimentou. Só então se verá claramente como era miserável a escravidão em que se estava.”
"Aos 'outros', a morte os paralisa e assusta.
A nós, a morte - a Vida - dá-nos coragem e impulso.
Para eles, é o fim; para nós, o princípio."
“A chamada do Senhor - a vocação - apresenta-se sempre assim: “Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”. Sim, a vocação exige renúncia, sacrifício. Mas como se torna prazeroso o sacrifício “gaudium cum pace”, alegria e paz -, se a renúncia é completa!“
"A missa é comprida, dizes. e eu acrescento: porque o teu amor é curto."
"Se tens de servir a Deus com a tua inteligência, para ti estudar é uma obrigação grave."
"Não te escandalizes por haver maus cristãos, que fazem barulho e não praticam. O Senhor - escreve o Apóstolo - “há de pagar a cada um segundo as suas obras”: a ti, pelas tuas; e a mim, pelas minhas. - Se tu e eu nos decidirmos a portar-nos bem, para começar já haverá dois pilantras a menos no mundo."
"Todo o trabalho honrado pode ser oração; e todo o trabalho que for oração, é apostolado. Desse modo, a alma se enrijece numa unidade de vida simples e forte."
"A conversão é coisa de um instante; a santificação é tarefa para toda a vida."
"Trabalhemos, e trabalhemos muito e bem, sem esquecer que a nossa melhor arma é a oração. Por isso, não me canso de repetir que temos que ser almas contemplativas no meio do mundo, que procuram converter o seu trabalho em oração."
"A mulher está destinada a levar à família, à sociedade, à Igreja, algo de característico, que lhe é próprio e que só ela pode dar: sua delicada ternura, sua generosidade incansável, seu amor pelo concreto, sua agudeza de engenho, sua capacidade de intuição, sua piedade profunda e simples, sua tenacidade... A feminilidade não é autêntica se não reconhece a formosura dessa contribuição insubstituível, e se não a insere na própria vida."
"Põe um motivo sobrenatural na tua atividade profissional de cada dia, e terás santificado o trabalho."
"Diante de Deus nenhuma ocupação é em si mesma grande ou pequena. Tudo adquire o valor do Amor com que se realiza."
"É necessário que os pais consigam tempo para estar com os filhos e falar com eles. Os filhos são o que há de mais importante: são mais importantes que os negócios, que o trabalho, que o descanso."
Acompanhe o canal "São Josemaría Escrivá" no Youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário