sábado, 25 de fevereiro de 2017

Catequese diária #144

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos

Primeira Leitura (Eclo 17,1-13)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. 2E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra. 4Em todo ser vivo infundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros.
5Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos, e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e de sabedoria. 6Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e o mal. 7Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu Nome santo e proclamassem as grandezas de suas obras.
9Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a lei da vida. 10Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos. 11Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seus ouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse: “Tomai cuidado com tudo o que é injusto!” 12E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo. 13Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem ficar ocultos a seus olhos.

Responsório (Sl 102)
— O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.
— O amor do Senhor por quem o respeita, é de sempre e para sempre.
— Como um pai se compadece de seus filhos, o Senhor tem compaixão dos que o temem. Porque sabe de que barro somos feitos, e se lembra de que apenas somos pó.
— Os dias do homem se parecem com a erva, ela floresce como a flor dos verdes campos; mas apenas sopra o vento ela se esvai, já nem sabemos onde era o seu lugar.
— Mas o amor do Senhor Deus por quem o teme é de sempre e perdura para sempre; e também sua justiça se estende por gerações até os filhos de seus filhos, aos que guardam fielmente sua Aliança.

Evangelho (Mc 10,13-16)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

Santo do dia: Santa Valburga


Novena pelas almas do Purgatório:

http://asmisericordiasdedeus.blogspot.com.br/2013/11/novena-pelas-almas-do-purgatorio-pelo-pe.html



Anunciando a todos o amor e a ternura de Jesus, nos convertemos em apóstolos da alegria do Evangelho. E a alegria é contagiosa!



É hora de decisão!

http://formacao.cancaonova.com/diversos/e-hora-de-decisao-2/


Ontem aconteceu o desfile de uma escola de samba com o tema dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, o que dividiu opiniões. Sabemos que, infelizmente, o tempo do Carnaval abre espaço para muitos pecados e comportamentos desregrados. Façamos desagravos em reparação ao Coração Imaculado de nossa Mãe, seja rezando o Terço, o Rosário, alguma oração específica, a Consagração...Os gestos mais simples e puros, feitos de todo o coração, podem agradar à Santíssima Virgem.


CONSAGRAÇÃO:

Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e, defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.


ATO DE DESAGRAVO

Ó Coração Doloroso e Imaculado de Maria, transpassado de dor pelas injúrias com que os pecadores ultrajam vosso santo nome e vossas excelsas prerrogativas; eis prostrado aos vossos pés vosso indigno filho, que, oprimido pelo peso das próprias culpas, vem arrependido com ânimo de reparar as injúrias que, à maneira de penetrantes setas dirigem contra vós os homens ousados e perversos. Desejo reparar com esse ato de amor e submissão que faço perante o vosso coração amantíssimo, todas as blasfêmias que proferem contra o vosso Augusto nome, todas as ofensas que fazem às vossas excelsas virtudes e todas as ingratidões com que os homens correspondem ao vosso maternal amor e inesgotável misericórdia.
Aceitai, ó Coração Imaculado, esta demonstração de meu fiel carinho e justo reconhecimento, com o firme propósito que faço de ser-vos fiel todos os dias de minha vida, de defender vossa honra quando a veja ultrajada e de propagar com entusiasmo vosso culto e vossas glórias.
(rezar 3 Ave Marias em honra ao poder, sabedoria e misericórdia do puríssimo Coração de Maria, desprezado pelos homens)


O Anjo do Senhor
(O Ângelus)

O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
E ela concebeu do Espírito Santo.
(Ave Maria)
Eis aqui a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a vossa vontade.
( Ave Maria)
Eo Verbo se fez carne.
E habitou entre nós.
(Ave Maria)
Rogai por nós Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Derramai, ó Deus a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo, a encarnação do vosso filho, cheguemos por sua paixão e cruz, a glória da ressurreição. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém!


Fontes:

http://www.igrejadesantacruz.com/oracao_01.html

http://www.arcanjomiguel.net/imaculada-maria-54.html

http://www.franciscanostor.org.br/oracao/Anjo%20do%20Senhor.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário