31 de janeiro de 2019.
Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.
Evangelho (Mc 4,21-25)
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.
Santo do dia: São João Bosco.
Santa Marcela de Roma.
Santos Ciro e João.
São Francisco Xavier Maria Bianchi.
Beata Luísa Albertoni.
"Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele."
(São João Bosco)
"O principal dever deles, homens e mulheres, é o testemunho de Cristo, que têm obrigação de dar com a sua vida e as suas palavras, na sua família, no seu grupo social, no seu meio profissional. É necessário que se manifeste neles o homem novo, criado segundo Deus em justiça e santidade verdadeiras (cf Ef 4,24)."
(Decreto Ad gentes)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel
"Que me importa que me digam que fulano de tal é um bom filho meu – um bom cristão -, se é mau sapateiro? Se não se esforçar por aprender bem o seu ofício, ou por executar o seu trabalho com esmero, não poderá santificá-lo nem oferecê-lo ao Senhor. Ora, a santificação do trabalho ordinário constitui como que o fundamento da verdadeira espiritualidade para aqueles que, como nós, estão decididos a viver na intimidade de Deus imersos nas realidades temporais."
(São Josemaría Escrivá)
https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/por-a-candeia-no-candelabro-sao-josemaria-escriva-de-balaguer-1902-1975-presbitero-fundador-homilia-trabalho-de-deus-em-amigos-de-deus-%C2%A7%C2%A7-61-62/
30 de janeiro de 2019.
Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.
Evangelho (Mc 4,1-20)
Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.
Santo do dia: Santa Jacinta Mariscotti.
São Muciano Maria.
São David Galván.
Beato Columba Marmion.
"Que a Virgem Maria ajude-nos a ser, com base em seu modelo, 'terra boa' onde a semente da Palavra possa produzir muito fruto."
(Papa Bento XVI)
https://www.acidigital.com/noticias/as-parabolas-sao-um-convite-a-conversao-que-respeita-a-liberdade-humana-afirmou-bento-xvi-94794
"A cena é atual. Também agora o Semeador divino lança a sua semente. A obra da salvação continua a realizar-se, e o Senhor quer servir-se de nós: deseja que nós, os cristãos, abramos ao seu amor todos os caminhos da terra; convida-nos a propagar a mensagem divina, com a doutrina e com o exemplo, até os últimos recantos da terra. Pede-nos que, sendo cidadãos tanto da sociedade eclesial como da civil, ao desempenharmos com fidelidade os nossos deveres, sejamos cada um de nós outro Cristo, santificando o trabalho profissional e as obrigações do nosso próprio estado."
(São Josemaría Escrivá)
http://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-capitulo-15.htm
"Perguntemo-nos se o nosso coração está aberto para acolher com fé a semente da Palavra de Deus. Questionemo-nos se os nossos pedregulhos da preguiça ainda são muitos e grandes; encontremos e chamemos pelo nome as sarças dos vícios. Encontremos a coragem para limpar o terreno, uma boa limpeza do nosso coração, levando ao Senhor na Confissão e na oração as nossas pedrinhas e as nossas sarças. Fazendo assim, Jesus, o bom samaritano, será feliz de realizar mais um trabalho: purificar o nosso coração, tirando as pedras e os espinhos que sufocam a Palavra."
(Papa Francisco)
https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20170716.html
29 de janeiro de 2019.
Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho (Mc 3,31-35)
Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.
33Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.
Santo do dia:
Santos Sarbélio e Bebaia.
Santo Afraates.
Beata Vilana de Botti.
Beata Boleslava Maria Lament.
São Valério de Tréveris.
By Jwh at Wikipedia Luxembourg, CC BY-SA 3.0 lu, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50694363
São Gildas o Sábio.
"Meu Deus, antes quero a tua Vontade, do que - se fosse possível tal disparate - alcançar o próprio Céu, deixando de cumpri-la."
(São Josemaría Escrivá)
http://www.escrivaworks.org.br/book/caminho-capitulo-36.htm
"Grande e magnífico Deus, meu Senhor Jesus Cristo,
iluminai o meu espírito
e dissipai as trevas de minha alma;
dai-me uma fé íntegra,
uma esperança firme e uma caridade perfeita.
Concedei, meu Deus,
que eu vos conheça muito,
para poder agir sempre segundo os vossos ensinamentos e de acordo com a vossa santíssima vontade."
(São Francisco de Assis)
https://plus.google.com/111325002753845810587/posts/g1RafrNWNEr
"O contrário teve início no Paraíso, com a desobediência de Adão. E aquela desobediência trouxe mal a toda a humanidade. Os pecados também são atos de desobediência a Deus, de não fazer a vontade de Deus. O Senhor, ao invés, nos ensina que esta é a estrada e que não há outra. E começa com Jesus, sim, nos Céus, na vontade de obedecer o Pai. Mas na terra começa com Maria: ela, o que disse ao Anjo? ‘Que seja feito aquilo que dizes’, isso quer dizer, que seja feita a vontade de Deus. E com este ‘sim’ ao Senhor, o Senhor deu início ao seu percurso entre nós."
(Papa Francisco)
https://noticias.cancaonova.com/mundo/conhecer-e-realizar-a-vontade-de-deus-orienta-papa/
28 de janeiro de 2019.
Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.
Evangelho (Mc 3,22-30)
Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.
Santo do dia: São Tomás de Aquino.
São José Freinademetz.
Beata Olímpia (Olga Bidà).
Beata Maria Luísa Montesinos Orduña.
Beatos Águeda Lin Zhao, Jerônimo Lu Tingmei e Lourenço Wang Bing.
"A santidade não consiste em saber muito, meditar muito, pensar muito. O grande mistério da santidade é amar muito."
(São Tomás de Aquino)
Leia mais em:
https://pt.aleteia.org/2014/11/12/10-ensinamentos-de-sao-tomas-de-aquino/
"'Mas como é ruim o Senhor, não perdoa?' – Não! O Senhor perdoa tudo! Mas quem diz essas coisas está fechado ao perdão. Não quer ser perdoado! Não se deixa perdoar!"
(Papa Francisco)
https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-os-que-blasfemam-estao-fechados-ao-perdao-37372
"A blasfêmia contra o Espírito Santo é o pecado cometido pelo homem, que reivindica o seu pretenso 'direito' de perseverar no mal — seja ele qual for — e recusa por isso mesmo a redenção. O homem fica fechado no pecado, tornando impossível da sua parte a própria conversão e também, consequentemente, a remissão dos pecados, que considera não essencial ou não importante para a sua vida. É uma situação de ruína espiritual, porque a blasfêmia contra o Espírito Santo não permite ao homem sair da prisão em que ele próprio se fechou."
(São João Paulo II)
https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/o-pecado-contra-o-espirito-santo-beato-joao-paulo-ii-1920-2005-papa/
27 de janeiro de 2019.
Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.
Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21)
1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.
3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.
Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
Santo do dia: Santa Ângela Merici.
Santo Henrique de Ossó e Cervelló.
São João Maria Kiwanuka Muzeeyi.
Beata Rosália du Verdier de la Solinière.
Beato Jorge Matulaitis.
"Evangelizar os pobres: esta é a missão de Jesus, segundo quanto Ele diz; esta é inclusive a missão da Igreja, e de cada batizado na Igreja. Ser cristão e ser missionário é a mesma coisa. Anunciar o Evangelho, com a palavra e, antes ainda, com a vida, é a finalidade principal da comunidade cristã e de cada seu membro. Observa-se aqui que Jesus dirige a Boa Nova a todos, sem excluir ninguém, aliás privilegiando os mais distantes, os sofredores, os doentes, os descartados da sociedade."
(Papa Francisco)
https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2016/documents/papa-francesco_angelus_20160124.html
"A missão de Cristo redentor, confiada à Igreja, é ainda está bem longe de ser cumprida... Um olhar global da humanidade demonstra que tal missão está ainda no início e que devemos nos empenhar com todas as forças ao seu serviço."
(Papa Bento XVI)
https://www.acidigital.com/noticias/o-anuncio-do-evangelho-e-o-servico-mais-precioso-da-igreja-a-humanidade-afirmou-bento-xvi-50358
"Quando o cristão compreende e vive a catolicidade, quando percebe a urgência de anunciar a Boa Nova da salvação a todas as criaturas, sabe que - como ensina o Apóstolo - tem de fazer-se 'tudo para todos, para salvar a todos'."
(São Josemaría Escrivá)
http://www.escrivaworks.org.br/book/forja-capitulo-12.htm
A Jornada Mundial da Juventude no Panamá encerra-se hoje. A próxima será em 2022, em Portugal!