sexta-feira, 4 de março de 2022

Catequese diária - 4/03/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 9,14-15)

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Santo do dia: São Casimiro.

By Aw58 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47725935

São João Antônio Farina.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Oração, caridade e jejum não são remédios só para nós, mas para todos: podem, de fato, mudar a história, porque são os meios principais que permitem a Deus intervir na vida nossa e do mundo. São as armas do espírito. #Quaresma

As #cinzas lembram-nos que o mundanismo é como o pó, que um pouco de vento arrasta. Irmãs, irmãos, não estamos no mundo para correr atrás do vento; o nosso coração tem sede de eternidade. 

SANTA MISSA, BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

HOMILIA DO PAPA FRANCISCO

https://vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2022/documents/20220302_omelia-ceneri.html

"Entrega-te, ó minha alma, ao arrependimento; une-te a Cristo pela razão e, gemendo, grita: Concede-me o perdão das minhas faltas, para que de Ti, que és bom (cf Mc 10,18), receba a absolvição e a vida eterna.

[...]

Pelo jejum, os demônios são afastados como pela espada, porque não lhe suportam os benefícios: eles apreciam a folia e a embriaguez. Por isso, ao olharem o rosto do jejum, não podem tolerá-lo e fogem para bem longe, como nos ensina o Senhor nosso Deus: 'Estes demônios só podem ser expulsos pelo jejum e pela oração' (Mc 9,28). É por isso que aprendemos que o jejum nos traz a vida eterna."

(São Romano, o Melodista)


"Jesus sofre para cumprir a Vontade do Pai... E tu, que também queres cumprir a Santíssima Vontade de Deus, seguindo os passos do Mestre, poderás queixar-te se encontras por companheiro de caminho o sofrimento?"
(São Josemaria Escrivá)


"O esposo, segundo os Profetas, é o próprio Deus, que manifesta o seu amor aos homens.
(...)
Quando Jesus não estiver visivelmente presente, será necessária a mortificação para se poder vê-lo com os olhos da alma."
(Padre Francisco Fernández-Carvajal)


"Cristo celebrava as suas núpcias com a Igreja: por isso, tomava parte nas refeições, não recusava convites; cheio de benevolência e de amor, mostrava-Se humano, acessível, amável. É que Ele desejava unir o homem a Deus, e fazer dos seus companheiros membros da família divina."
(São Pedro Crisólogo)



Foto de Simon Berger no Pexels

Nenhum comentário:

Postar um comentário