quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Catequese diária - 26/10/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 13,22-30)

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”

Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.

29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

Santo do dia: Santo Evaristo, Papa.


Beato Boaventura de Potenza.


Beata Celina Chludzindska Borzecka.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deploro o ataque ocorrido em Maboja, na República Democrática do #Congo, onde foram mortas pessoas indefesas, incluindo uma religiosa comprometida com a assistência de saúde. #RezemosJuntos pelas vítimas e pelos habitantes daquela região, extenuados pela violência.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

O grito da #paz não pode ser suprimido: sobe do coração das mães, está escrito nos rostos dos refugiados, das famílias em fuga, dos feridos ou moribundos. Este grito silencioso sobe ao Céu.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não devemos ter medo de viver momentos de tristeza e desolação, mas ser confiantes e seguros de que o Senhor nunca nos abandona e, com Ele próximo, podemos vencer todas as tentações. #AudiênciaGeral

"Significa que a medida é Jesus e o seu Evangelho: não o que pensamos, mas o que Ele nos diz. E assim trata-se de uma porta estreita não porque se destina a poucos, não, mas porque ser de Jesus significa segui-Lo, comprometer a vida no amor, no serviço e no dom de si como Ele fez, passando pela porta estreita da cruz. Entrar no projeto de vida que Deus nos propõe requer que reduzamos o espaço do egoísmo, que diminuamos a presunção de autossuficiência, que baixemos as alturas da soberba e do orgulho, e que superemos a preguiça a fim de atravessar o risco do amor, até quando inclui a cruz."
(Papa Francisco)


"O arrependimento purifica-nos, a compaixão prepara-nos, a verdadeira sede de Deus torna-nos dignos. Na minha forma de entender, estes são os três meios através dos quais as almas que pecaram na Terra vão para o Céu e são salvas. Qualquer alma pecadora deve ser curada por estes três meios; e, depois de curada, as suas feridas permanecem diante de Deus, não tanto como feridas, mas como sinais gloriosos. Em contrapartida da nossa punição na Terra pelo sofrimento e pela penitência, seremos recompensados no Céu pelo amor benfazejo de Nosso Senhor. […] Ele considera o pecado dos que O amam uma tristeza e um sofrimento; mas, devido à sua morte, este pecado não tem de os condenar."
(Juliana de Norwich)



Foto de Ange Sista: https://www.pexels.com/pt-br/foto/antigo-antepassados-anciao-arte-11444321/

Nenhum comentário:

Postar um comentário