quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Quaresma

"Porque és pó, e em pó te hás de tornar." (Gn 3,19)

A Quaresma é um período de 40 dias antes da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. A cor roxa indica esse momento de preparação. É um tempo especial de penitência e reflexão. Ela inicia-se na Quarta-feira de Cinzas, na qual recebemos as cinzas na testa ou sobre a cabeça, como sinal de arrependimento e lembrança de que somos mortais.

É obrigatória a abstinência de carne neste dia e também na Sexta-feira Santa, bem como o jejum, segundo o Código de Direito Canônico:

Cân. 1251 Observe-se a abstinência de carne ou de outro alimento, segundo as prescrições da Conferência dos Bispos, em todas as sextas-feiras do ano, a não ser que coincidam com algum dia enumerado entre as solenidades; observem-se a abstinência e o jejum na quarta-feira de Cinzas e na sexta-feira da paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cân. 1252 Estão obrigados à lei da abstinência aqueles que tiverem completado catorze anos de idade; estão obrigados à lei do jejum todos os maiores de idade até os sessenta anos começados. Todavia, os pastores de almas e os pais cuidem que sejam formados para o genuíno sentido da penitência também os que não estão obrigados a lei do jejum e da abstinência, em razão da pouca idade.

Podemos organizar outras formas de penitência, como abdicar das sobremesas, reduzir o tempo na internet, no celular, procurar servir sem reclamar, de boa vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário