terça-feira, 31 de julho de 2018

Catequese diária #634

31 de julho de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.


Evangelho (Mt 13,36-43)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifadores são os anjos. 40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.
Santo do dia: Santo Inácio de Loyola.

São Calímero de Milão.

Beata Cecília Schelingova.

Santos Demócrito, Segundo e Dionísio.
Beato Everaldo Hanse.
São Fábio da Cesareia.
Beato Francisco Stryjas.
São Germano de Auxerre.

Santa Helena de Skövde.

Beato João Colombini.

São Justino de Jacobis.

Beato Nicolau Fukunaga.
Para poder ajudar os outros precisamos do encontro pessoal com Deus: momentos de oração e de escuta de sua Palavra.

"A vitória mais bela que se pode alcançar é vencer a si mesmo."
(Santo Inácio de Loyola)

Leia mais em: https://ideeanunciai.wordpress.com/2012/08/01/frases-de-santo-inacio-de-loyola-fundador-da-companhia-de-jesus-jesuitas-31-de-julho/

"Durante aquele período, as nossas próprias obras mostravam que éramos indignos da vida; tornámo-nos agora dignos, como resultado da bondade de Deus. Éramos incapazes de aceder por nós próprios ao Reino de Deus; mas o seu poder tornou-nos capazes."
(Carta a Diogneto)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Ele nos diz que a linha de separação entre o bem e o mal passa no coração de cada pessoa. Somos todos pecadores. Jesus Cristo, com sua morte na cruz e sua ressurreição, nos libertou da escravidão do pecado e nos dá a graça de caminhar em uma vida nova, mas com o Batismo nos deu também a Confissão, porque sempre temos a necessidade de sermos perdoados de nossos pecados. Olhar sempre e somente o mal que está fora de nós, significa não querer reconhecer o pecado que existe também em nós."
"Quanta paciência Deus tem! Também cada um pode dizer isso: Quanta paciência Deus tem comigo!"
(Papa Francisco)
https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-so-deus-no-juizo-final-podera-separar-o-bem-do-mal-56884

"Há outro aspecto da espiritualidade de São João Leonardo que me apraz ressaltar. Em várias circunstâncias reafirmou que o encontro vivo com Cristo se realiza na sua Igreja, santa mas frágil, radicada na história e no seu porvir às vezes obscuro, no qual o trigo e o joio crescem juntos (cf. Mt 13, 30), mas contudo sempre Sacramento de salvação. Tendo clara consciência de que a Igreja é o campo de Deus (cf. Mt 13, 24), não se escandalizou com as suas fraquezas humanas. Para contrastar o joio escolheu ser grão bom:  ou seja, decidiu amar Cristo na Igreja e contribuir para a tornar cada vez mais sinal transparente d'Ele. Com grande realismo viu a Igreja, a sua fraqueza humana, mas também o seu ser "campo de Deus", o instrumento de Deus para a salvação da humanidade. Não só. Por amor de Cristo trabalhou alacremente a fim de purificar a Igreja, para a tornar mais bela e santa. Compreendeu que qualquer reforma deve ser feita dentro da Igreja e nunca contra a Igreja."
(Papa Bento XVI)
https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2009/documents/hf_ben-xvi_aud_20091007.html

"A nossa vocação de filhos de Deus, no meio do mundo, exige-nos que não procuremos apenas a nossa santidade pessoal, mas que vamos pelos caminhos da terra, para convertê-los em atalhos que, através dos obstáculos, levem as almas ao Senhor; que participemos, como cidadãos normais e correntes, em todas as atividades temporais, para sermos levedura que há de fermentar toda a massa."
(São Josemaría Escrivá)
http://www.presbiteros.org.br/homilia-do-mons-jose-maria-%E2%80%93-xvi-domingo-do-tempo-comum-%E2%80%93-ano-a/

Nenhum comentário:

Postar um comentário