segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Catequese diária - 16/01/2023

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 2,18-22)

— A palavra do Senhor é viva e eficaz: ela julga os pensamentos e as intenções do coração. (Hb 4,12)

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”

19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.

21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

Santo do dia: São Marcelo I, papa.


By antmoose - Flickr, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=432619

São José Vaz.


Santos Berardo e companheiros mártires.

"A prática fiel do jejum contribui ainda para conferir unidade à pessoa, corpo e alma, ajudando-a a evitar o pecado e a crescer na intimidade com o Senhor. (...) Privar-se do sustento material que alimenta o corpo facilita uma ulterior disposição para ouvir Cristo e para se alimentar da sua palavra de salvação. Com o jejum e com a oração permitimos que Ele venha saciar a fome mais profunda que vivemos no nosso íntimo: a fome e a sede de Deus."
(Papa Bento XVI)


"Esse pano novo é o tecido do Evangelho, que está em vias de ser entretecido com a lã do Cordeiro de Deus: uma veste real, que o sangue da Paixão irá em breve tingir de vermelho. Cristo não podia aceitar unir esse pano novo com a vetustez do legalismo de Israel."
(São Pedro Crisólogo)


"O Senhor no dê a graça de um coração aberto à voz do Espírito, que saiba discernir o que nunca deve mudar, porque é fundamento, daquilo que deve mudar para poder receber a novidade do Espírito Santo."
(Papa Francisco)


"Há alguma coisa na tua vida que não corresponda à tua condição de cristão e que te leve a não quereres purificar-te?
- Examina-te e muda."
(São Josemaria Escrivá)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Asurnipal - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=79682497

Nenhum comentário:

Postar um comentário