quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Evangelho 14/10/2015 - Deixam de lado a justiça

(Lc 11,42-46)


Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”.
45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insulta-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.

Jesus revela a injustiça cometida pelos fariseus, que valorizavam muito as práticas exteriores e deixavam de lado os mandamentos principais da Lei de Deus: o amor, a justiça, a misericórdia. Eles preferiam ser sempre os primeiros, exibir-se diante dos outros, ser cumprimentados, aparentar piedade. No entanto, julgavam o próximo e exigiam dos outros o que eles mesmos não faziam. Peçamos a Deus a graça de sermos coerentes no estilo de vida cristão, de saber acolher os irmãos e ajudá-los a carregar a cruz, de não deixar o pecado tomar conta do nosso coração. O Senhor está disposto a enviar Seu Espírito Santo para que faça morada em nós e nos proteja do mal, levando à salvação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário