sábado, 30 de abril de 2016

Evangelho 30/04/2016 - Não sois do mundo

(Jo 15,18-21)


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. 19Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia.

20Lembrai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior que seu senhor’. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós. Se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. 21Tudo isto eles farão contra vós por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou”.
Jesus nos escolheu e quer que sejamos testemunha Dele, levando o Evangelho a todos. Ele nos adverte que seremos rejeitados, porque a Palavra de Deus é contrária às coisas do mundo. Se perseguiram o Senhor, também seremos perseguidos, caluniados, desprezados. Não tenhamos medo do que vão pensar de nós, de como ficará nossa "imagem", porque importa antes obedecer a Deus que aos homens (At 5,29), se queremos ser discípulos de Cristo. Tenhamos fé e lembremo-nos de que Ele quer que todos conheçam a verdade e sejam salvos (1 Tm 2,4). O Senhor providencia e nos acompanha na missão como fez com os apóstolos.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Evangelho 29/04/2016 - Sois meus amigos

(Jo 15,12-17)


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. 13Ninguém tem amor maior do que aquele que dá sua vida pelos amigos.

14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. 15Já não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. 16Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça. O que, então, pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo concederá. 17Isto é o que vos ordeno: amai-vos uns aos outros”.
Jesus traz o novo mandamento: amar os outros como Ele nos amou. É um amor sublime, que dá a vida pelo irmão, perdoa, supera o egoísmo. Somos considerados amigos do Senhor: Ele nos revelou quem é o Pai e qual é a Sua vontade. Procuremos a santidade e produzir bons frutos, pois temos Cristo como advogado e intercessor, e o Espírito Santo Auxiliador. As boas obras dos discípulos devem servir para que os homens deem glória a Deus e O busquem.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Evangelho 28/04/2016 - Eu vos amei

(Jo 15,9-11)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.
Amar a Deus é guardar Seus mandamentos, é sermos filhos obedientes ao Pai, principalmente por amor, até nas coisas que nos desagradam. Jesus é nosso maior exemplo, porque obedeceu até a morte na cruz e viveu a vontade do Pai em tudo. "O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou" (Jo 4,34), e é também Sua alegria. Tenhamos o mesmo sentimento de Cristo, com o auxílio do Espírito Santo.

São Luís Maria Grignion de Montfort

Hoje é o dia deste santo, tão devoto de Nossa Senhor que escreveu o famoso "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria". Muitos se consagram e buscam viver o discipulado cristão, e o Tratado influenciou também o Papa João Paulo II, pelo seu lema Totus Tuus (Todo teu).
Vamos conhecer as frases de São Luís:


"Deus ajuntou todas as águas e deu nome de mar, e ajuntou todas as graças e deu nome de Maria."

"A Santíssima Virgem vos encherá de grande confiança em Deus e nela."

"Jamais a cruz sem Jesus nem Jesus sem a cruz!”

"Ó Virgem fiel, tornai-me em todas as coisas um perfeito discípulo, imitador e escravo da Sabedoria encarnada, Jesus Cristo, vosso Filho."

"Carregai com alegria a cruz, e sereis abraçados pelo amor divino."

“Eu sou todo Vosso e tudo o que tenho Vos pertence, ó meu amável Jesus, por Maria, Vossa Santa Mãe!”

"Por Maria Jesus Cristo vem a nós, e por Ela devemos ir à Ele."

"Em Maria e por Maria é que o Filho de Deus se fez homem para nossa salvação."

“Ainda que te encontres à beira do abismo ou já com um pé no inferno ainda que estejas endurecido e obstinado como um demônio, cedo ou tarde te converterás e salvarás, contanto que rezes devotamente todos os dias o santo Rosário, para conhecer a verdade e obter a contrição e o perdão de teus pecados.”

"Em Maria e por Maria é que o Filho de Deus se fez homem para nossa salvação."







quarta-feira, 27 de abril de 2016

Evangelho 27/04/2016 - Eu sou a videira

(Jo 15,1-8)


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.
Jesus é a razão de sermos discípulos, de estarmos no caminho de Deus. Se nos afastamos Dele, ficamos estéreis e não faremos parte do Reino. Quando o Senhor nos poda, também com sofrimentos e provações, é para nosso bem, para que cresçamos e sejamos fortalecidos, e produzamos mais frutos. Permaneçamos sempre em Cristo, porque Ele nos conduz e nos faz frutificar em boas obras.

terça-feira, 26 de abril de 2016

Evangelho 26/04/2016 - Deixo-vos a paz

(Jo 14,27-31a)


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.

30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
A paz de Jesus nos sustenta nas tribulações. Não é a paz do mundo, na qual aparentemente está tudo bem. Com Cristo, superamos as adversidades, carregando a cruz sem perturbações nem temores. Temos nossas preocupações, sim, mas o Senhor vem nos acalmar e nos dar esperança. Ele passou pela maior das dificuldades: Sua Paixão redentora. Mesmo na agonia do Getsêmani, foi obediente e mostrou que, se amamos a Deus, guardamos Sua Palavra e a praticamos.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Evangelho 25/04/2016 - Anunciai o Evangelho

(Mc 16,15-20)


Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.
Celebrando o dia de São Marcos, o Evangelho nos recorda a ordem de Cristo para pregarmos Sua palavra e batizarmos. Ele ascendeu ao Céu, de volta para o Pai, e nos deixou essa missão. Como temos evangelizado, especialmente aqueles que estão ao nosso redor? Somos verdadeiras testemunhas de Cristo? Anunciemos, com palavras e obras, a Boa Nova. O Senhor prometeu estar conosco todos os dias, até o fim.

domingo, 24 de abril de 2016

Evangelho 24/04/2016 - Amai-vos uns aos outros

(Jo 13,31-33a.34-35)

31Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33aFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.

A identidade do cristão é o amor. Como Jesus nos amou infinitamente, assim nós devemos fazer. E para isso, precisamos ter paciência, perdão, retirar o rancor que tivermos de alguém, ser generosos mesmo com os desafetos. Com amor podemos transformar a família, a igreja, a sociedade, o país. Amar não é aceitar o mal e fingir que a situação está boa, mas ter misericórdia e querer o bem do próximo. E de outro lado, como diz Madre Teresa: "Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las". Peçamos o Espírito de amor essa virtude.

sábado, 23 de abril de 2016

Evangelho 23/04/2016 - O Pai está em mim

(Jo 14,7-14)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.

Jesus está no Pai e realiza tudo por meio Dele. Nós podemos acreditar, porque as obras de Cristo vêm de Deus verdadeiramente. Nossas obras mostram que somos discípulos de Jesus? O Senhor intercede por nós e garante que atenderá nossos pedidos. Precisamos ter reta intenção e fé Nele, e assim seremos ouvidos.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Evangelho 22/04/2016 - Caminho, verdade e vida

(Jo 14,1-6)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. 2Na casa de meu Pai, há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou, vós conheceis o caminho”.
5Tomé disse a Jesus: “Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” 6Jesus respondeu: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Jesus volta para o Pai, mas não se esquece de nós. Pelo contrário, Ele nos acompanha todos os dias e já preparou nossa morada no Céu. Por isso, precisamos permanecer Nele, que é o caminho para Deus. Jesus se revela como a verdade para nós. Em um mundo que incentiva a mentira e quer relativizar a verdade, o Senhor é a rocha inabalável. Se estivermos com Ele, não nos perderemos. Anunciemos o Cristo: caminho, verdade e vida, salvação para a humanidade, e vivamos o Evangelho, sem hipocrisia.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Evangelho 21/04/2016 - Quem me recebe

(Jo 13,16-20)


Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: 16“Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. 17Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes.
18Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura: ‘Aquele que come o meu pão levantou contra mim o calcanhar’. 19Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creiais que eu sou.
20Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou”. 
O discípulo do Senhor precisa ser humilde, saber que não está acima dos outros. Se Jesus serviu e lavou os pés dos outros, se foi perseguido, também isso deve acontecer com o cristão. Ser discípulo de Cristo é conformar-se cada vez mais com Ele. Temos uma responsabilidade enorme, pois Jesus nos diz que quem nos receber, receberá o próprio Senhor. Fomos enviados da parte Dele, somos Seus "embaixadores", como diz São Paulo (2 Cor 5,20). Evitemos difamar o Senhor com nossos maus exemplos. Peçamos a ajuda do Espírito Santo.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Evangelho 20/04/2016 - Quem me vê

(Jo 12,44-50)


Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50Eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”. 

Jesus foi enviado para salvar a humanidade perdida nas trevas do pecado. É a misericórdia de Deus, que se aproxima de nós e quer a nossa salvação. No entanto, alguns rejeitam o Senhor e querem permanecer na escravidão do mal, na morte. Ele tem paciência, mas também julgará, com justiça, a humanidade no Último Dia. Caminhemos na luz de Cristo, não tenhamos medo de permanecer nela.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Evangelho 19/04/2016 - Minhas ovelhas me escutam

(Jo 10,22-30)

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.
25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

Quem acredita em Cristo e é Seu discípulo faz parte do Seu rebanho. Os judeus insistiam em rejeitar Jesus, mesmo com as palavras e obras que mostravam que Ele foi enviado pelo Pai. Jesus é o bom pastor, que protege e dá a vida pelas ovelhas. Nele temos a certeza da vida eterna e o caminho seguro para Deus.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Evangelho 18/04/2016 - A porta das ovelhas

(Jo 10,1-10)


Naquele tempo, disse Jesus: 1“Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora. 4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”.
6Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.



Jesus é a porta que nos leva à vida verdadeira. Muitas vezes, procuramos em lugares errados a felicidade, a segurança, o consolo, e deixamo-nos guiar por pessoas que nos afastam de Deus. Voltemos ao Bom Pastor, que deu Sua vida por nós e está presente em todos os momentos. Teremos de carregar cruzes, mas não estamos sozinhos. O Senhor é nosso descanso e nossa proteção, o caminho para a vida eterna. Entrar por essa Porta requer renúncia, dizer não às tentações do mundo.

domingo, 17 de abril de 2016

Evangelho 17/04/2016 - Minhas ovelhas

(Jo 10,27-30)

Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.
 Jesus é nosso Bom Pastor. Se ouvimos Sua voz e O seguimos, somos protegidos por Ele contra o mal, as tentações, as armadilhas do maligno. Deixemo-nos ser guiados por Cristo, Ele é o caminho para o Pai, e nos ama tanto que deu Sua vida por nós. Se somos a ovelha perdida, Ele vem nos resgatar para Seu rebanho. Busquemos amar a Deus e ouviremos Sua voz que nos conduz.

sábado, 16 de abril de 2016

Parabéns Papa Bento XVI!

Demos graças ao Senhor, por ter nos dado um Papa tão especial, que nos ensinou a ter humildade, coragem, renúncia de si, amor a Cristo e à Igreja. São 89 anos!

“Cada vocação específica nasce da iniciativa de Deus, é dom do amor de Deus.”
 "Não procuro aplausos, procuro obedecer a verdade."
“Quem descobriu Cristo deve levar os outros para ele. Uma grande alegria não se pode guardar para si mesmo. É necessário transmiti-la.”

 "Onde Deus não é glorificado, não há paz."
 "Sem verdade, a caridade cai no sentimentalismo."
"Vai-se constituindo uma ditadura do relativismo que nada reconhece como definitivo e que deixa como última medida apenas o próprio eu e as suas vontades."
"Queridos irmãos e irmãs, após o grande Papa João Paulo II, os Senhores Cardeais elegeram-me, a mim, um humilde e simples operário da Vinha do Senhor. Consola-me saber que Deus sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E antes de tudo, conto com vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado, confiantes em seu permanente auxílio, devemos seguir adiante. O Senhor nos ajudará e Maria, sua Mãe, estará conosco."

"A Igreja necessita de santos. Todos estamos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade."
“Não se pode contemplar Maria sem ser atraído por Cristo, e nem se pode olhar para Cristo sem sentir imediatamente a presença de Maria.”

"Meditai a Palavra de Deus com frequência e permiti ao Espírito Santo ser o vosso mestre".

 “Não abandono a Igreja, pelo contrário. Continuarei a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor.”

Evangelho 16/04/2016 - Palavras de vida eterna

(Jo 6,60-69)


Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo.
65E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” 68Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

 Alguns dos discípulos escandalizaram-se com as palavras de Jesus e começaram a ir embora. No entanto, Ele não muda Sua pregação, antes pergunta se os apóstolos querem continuar ou deixá-Lo. O Senhor não modifica a verdade para torná-la mais "agradável" a nós nem nos força a segui-Lo. Como Pedro, temos fé em Cristo e sabemos que Ele é o caminho para o Pai. Não nos deixemos levar pelas ilusões do mundo, mas busquemos a Verdade, que é Jesus.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Evangelho 15/04/2016 - Pão que desceu do céu

(Jo 6,52-59)


Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”.
59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

Jesus deu-Se como alimento para nós. Sua pregação escandalizou algumas pessoas, que não entendiam como poderíamos comer Sua carne e beber Seu sangue. É tendo fé que podemos compreender, e na Última Ceia Ele nos revela o significado. A Eucaristia é o memorial da Páscoa do Senhor , é o próprio Jesus sacramentado. Nela recordamos o amor de Deus pela humanidade, que nos resgatou para a vida eterna.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Evangelho 14/04/2016 - Viverá eternamente

(Jo 6,44-51)


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

Jesus entregou-se à morte na cruz para a salvação da humanidade. Se crermos Nele, teremos a vida eterna. Na Última Ceia, Ele instituiu a Eucaristia e fez do pão e do vinho Seu Corpo e Sangue, para comungarmos. Jesus é o cordeiro pascal da Nova Aliança, é o alimento que dá a vida verdadeira. A morte não será o fim para nós, pois Ele nos aguarda no Céu.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Evangelho 13/04/2016 - O pão da vida

(Jo 6,35-40)


Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.
 Jesus veio nos resgatar para a vida verdadeira, e Ele o faz principalmente pelo sacrifício na cruz. A vontade de Deus é que sejamos salvos. Se cremos no Filho e O seguimos, teremos a vida eterna. Jesus disse que estará conosco todos os dias até o fim (Mt 28,20). Ele se faz presente na Eucaristia, na Palavra, na oração.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Evangelho 12/04/2016 - Pão do céu

(Jo 6,30-35)


Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

Jesus é o pão do céu. É Ele quem nos completa e nos orienta na verdade. Não vivemos só das coisas materiais, mas, no fundo, queremos um sentido para a vida, e encontramos Nele. Como diz Santo Agostinho, "fizeste-nos para Ti e inquieto está o nosso coração enquanto não repousar em Ti". Na Eucaristia, temos a presença de Cristo que alimenta e sustenta a Igreja.