quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Catequese diária - 26/12/2019

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 10,17-22)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Santo do dia: Santo Estêvão.


São Dionísio, papa.


Santa Vicenta Maria López Vicuña.


Beato Segundo Pollo.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje se celebra a festa de Santo Estevão, primeiro mártir. Este jovem servidor do Evangelho, repleto do Espírito Santo, soube narrar Jesus com as palavras e, sobretudo, com a sua vida.

"Estêvão seguiu os passos do Senhor naquilo que é mais difícil, por natureza e para o coração humano, naquilo que parece mesmo ser impossível; tal como o próprio Salvador, cumpriu o mandamento do amor aos inimigos."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O mártir cristão, como Cristo e mediante a união com Ele, aceita no seu íntimo a cruz, a morte e transforma-a numa ação de amor. O que externamente é violência brutal, a partir de dentro torna-se um ato de amor que se doa totalmente. A violência assim transforma-se em amor e, portanto, a morte em vida."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2007/documents/hf_ben-xvi_ang_20071226_st-stephen.html

"Nós, os filhos de Deus, forjamo-nos na prática desse mandamento novo, aprendemos na Igreja a servir e a não ser servidos e encontramo-nos com forças para amar a humanidade de um modo novo, que todos reconhecerão como fruto da graça de Cristo."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-pt/article/amar-os-nossos-inimigos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário