sábado, 31 de dezembro de 2022

Catequese diária - 31/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 1,1-18)

— A Palavra se fez carne, entre nós ela habitou; e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram. (Jo 1,14a.12a)

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

Santo do dia: São Silvestre I, Papa.

By Uoaei1 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=73135793

Rezemos pelo Papa emérito Bento XVI. 

Deus o chamou hoje.

Demos graças ao Senhor pela vida deste santo homem.

By Fabio Pozzebom/ABr - Agência Brasil [1], CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2087685

Indulgência plenária para os dias 31/12 e 1º/01:

https://www.padrealexandrefernandes.com.br/indulgencia-plenaria-no-ultimo-e-primeiro-dia-de-cada-ano/

"A prova incontestável deste amor é Aquele que Ele gera de Si mesmo. E este Filho, fruto do amor, é amor. Por causa deste amor, Ele desceu até nós. Por causa deste amor, revestiu-Se da nossa humanidade."

(São Clemente de Alexandria)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel/2022-12-31

"Não é a palavra douta de um rabino ou de um doutor da lei, mas o testemunho apaixonado de um pescador humilde, jovem atraído por Jesus de Nazaré, que nos três anos de vida em comum com Ele e com os outros apóstolos experimentou o seu amor tanto que se autodefiniu 'o discípulo que Jesus amava' viu-o morrer na cruz e aparecer ressuscitado, e depois recebeu juntamente com os outros o seu Espírito."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2009/documents/hf_ben-xvi_ang_20090104.html

"A vida espiritual é - repito-o até cansar, de propósito - um contínuo começar e recomeçar.

- Recomeçar? Sim! De cada vez que fazes um ato de contrição - e deveríamos fazer muitos diariamente -, recomeças, porque dás a Deus um novo amor."

(São Josemaria Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/forja-ponto-384.htm

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Catequese diária - 30/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 2,13-15.19-23)

— Que a paz de Cristo reine em vossos corações e ricamente habite em vós sua palavra! (Cl 3,15a.16a)

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”.

14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.

15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”.

19Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos”.

21José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, e entrou na terra de Israel. 22Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado Nazareno”.

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA

Por Luiz Antonio Souza R…, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=58603283

Papa Francisco

@Pontifex_pt

O Menino Jesus com a sua Mãe Maria e com são José irradiam a luz de misericórdia e de salvação para a família humana e para cada família. Esta luz encoraja-nos a oferecer calor humano às famílias que vivem situações difíceis. #SagradaFamília

"Prometer um amor que dure para sempre é possível quando se descobre um desígnio maior que os próprios projetos, que nos sustenta e permite doar o futuro inteiro à pessoa amada. Depois, a fé pode ajudar a individuar em toda a sua profundidade e riqueza a geração dos filhos, porque faz reconhecer nela o amor criador que nos dá e nos entrega o mistério de uma nova pessoa.

(...)

Em família, a acompanha todas as idades da vida, a começar pela infância: as crianças aprendem a confiar no amor de seus pais. Por isso, é importante que os pais cultivem práticas de fé comuns na família, que acompanhem o amadurecimento da fé dos filhos."

(Papa Francisco)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O silêncio de José, homem justo (cf. Mt 1, 19), e o exemplo de Maria, que ponderava todas as coisas no seu coração (cf. Lc 2, 51), nos façam entrar no mistério cheio de fé e humanidade da Sagrada Família. Desejo a todas as famílias cristãs que vivam na presença de Deus, com o mesmo amor e a mesma alegria da família de Jesus, Maria e José."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2012/documents/hf_ben-xvi_ang_20121230.html

"Enquanto a Sagrada Família descansa, aparece o Anjo a José, para que fujam para o Egito. Maria e José pegam o Menino e empreendem o caminho sem demora. Não se revoltam, não se desculpam, não esperam que a noite termine... Dize à Nossa Mãe Santa Maria e ao Nosso Pai e Senhor São José que desejamos amar com prontidão toda a penitência passiva."

(São Josemaria Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-ponto-999.htm

quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Catequese diária - 29/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 2,22-35)

— Sois a Luz que brilhará para os gentios, e para a glória de Israel, o vosso povo! (Lc 2,32)

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, 26e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.

27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29 “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te transpassará a alma”.

Santo do dia: São Tomás Becket.

By Medieval artist, 19th century restorer - TTaylor, 2005, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=898396

São Davi, rei e profeta.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

Deus ama-nos tanto a ponto de partilhar a nossa humanidade e a nossa vida. Ele nunca nos deixa sozinhos, na alegria e no sofrimento, porque Ele é o Emanuel, o Deus conosco, a luz que ilumina a escuridão e a terna presença que nos acompanha no caminho. #Natal

"Ao Mestre da perfeita humildade, que era em tudo igual a seu Pai, não Lhe chegou submeter-Se à mais humilde das virgens; também Se submeteu à lei, a fim de resgatar e libertar da escravidão da corrupção 'os que se encontravam sob o domínio da Lei' (Gal 4,5), 'para alcançarem a liberdade na glória dos filhos de Deus' (Rom 8,21). E quis ainda que sua Mãe, embora puríssima, observasse a lei da purificação. Redentor de todos, quis ser Ele próprio resgatado como primogénito, apresentado no Templo de Deus, e que fosse por Ele oferecida uma vítima na presença dos justos, que exultaram de alegria."

(São Boaventura)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"A salvação que Jesus traz ao seu povo, e que encarna em si mesmo, passa pela Cruz, através da morte violenta que Ele vencerá e transformará com a oblação da vida por amor. Esta oblação já está totalmente prenunciada no ato da Apresentação no Templo, um gesto certamente motivado pelas tradições da antiga Aliança, mas intimamente animado pela plenitude da fé e do amor, que corresponde à plenitude dos tempos, à presença de Deus e do seu Espírito Santo em Jesus."

(Papa Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2013/documents/hf_ben-xvi_hom_20130202_vita-consacrata.html

"O mundo precisa de cristãos que se deixem interpelar, que não se cansem de andar pelas ruas da vida, para levar a todos a palavra consoladora de Jesus. Todos os batizados receberam a vocação para anunciar - anunciar algo, anunciar Jesus - a vocação para a missão evangelizadora: proclamar Jesus!"

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2020/documents/papa-francesco_angelus_20200202.html

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Catequese diária - 28/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 2,13-18)

— A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos Santos Mártires!

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18“Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

SANTOS INOCENTES, MÁRTIRES


Papa Francisco
@Pontifex_pt
#RezemosJuntos pelo Papa emérito Bento XVI, que no silêncio continua a rezar pela Igreja. Peçamos ao Senhor que o console e o sustente neste testemunho de amor à Igreja, até o fim.


By Fabio Pozzebom/ABr - Agência Brasil [1], CC BY 3.0 br, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=2087246

Papa Francisco
@Pontifex_pt
"Tudo pertence ao amor" é o título da Carta Apostólica publicada hoje para comemorar o quarto centenário da morte de São Francisco de Sales, Doutor da Igreja.



Por Gabriel Sozzi - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=36516398

"Ó Deus, hoje os santos Inocentes proclamam vossa glória não por palavras, mas pela própria morte; dai-nos também testemunhar com a nossa vida o que os nossos lábios professam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo."

"Todos os homens têm de sofrer e morrer mas, se forem membros vivos do Corpo de Cristo, o seu sofrimento e a sua morte recebem força redentora da divindade daquele que é a cabeça. 
(...)
O caminho do Filho de Deus feito carne passa pela cruz e pelo sofrimento, até à glória da Ressurreição. O caminho para chegar à glória da Ressurreição com o Filho do homem passa pelo sofrimento e pela morte, para cada um de nós e para toda a humanidade."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)


"Acolhamos no Menino Jesus o amor de Deus e vamos nos empenhar para tornar o nosso mundo mais digno e humano para as crianças de hoje e de amanhã."
(Papa Francisco)


"Quando alguém vem a mim e me faz perguntas difíceis, por exemplo: 'Diga-me, Padre: por que as crianças sofrem?', eu realmente não sei o que responder. Eu só digo: 'Olhe para o Crucifixo: Deus nos deu seu Filho, Ele sofreu, e talvez ali você encontrará uma resposta'. (...) Somente olhando para o amor de Deus que dá seu Filho, que oferece sua vida por nós, ele pode indicar alguma forma de consolo; sua Palavra é definitivamente uma palavra de consolo, porque nasce do pranto."
(Papa Francisco)


terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Catequese diária - 27/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 20,2-8)

— A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos, vos louva o exército dos vossos Santos Mártires!

No primeiro dia da semana, 2Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. 3Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. 5Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.

Santo do dia: São João, apóstolo e evangelista.

Por Père Igor - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=11914661

Beata Sara Salkahazi.

Papa Francisco

@Pontifex_pt

A #oração é a melhor forma de dizer obrigado a Jesus, que deseja entrar nas nossas casas e nos nossos corações. #Natal

"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em nos ter envia­do ao mundo o seu Filho único, para que vivamos por ele. Nisto consiste o amor: não em termos nós amado a Deus, mas em ter-nos ele amado, e enviado o seu Filho para expiar os nossos pecados. Caríssimos, se Deus assim nos amou, também nós nos devemos amar uns aos outros."

(1 Jo 4,9-11)

"O Senhor deseja fazer de cada um de nós um discípulo que vive uma amizade pessoal com Ele. Para realizar isto não é suficiente segui-lo e ouvi-lo exteriormente; é preciso também viver com e como Ele.

Isto é possível apenas no contexto de uma relação de grande familiaridade, repleto do calor de uma total confiança; por isso um dia Jesus disse: 'Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos... Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai' (Jo 15, 13.15)."

(Bento XVI)

https://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060705.html

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Catequese diária - 26/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 10,17-22)

— Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz. (Sl 117(118),26a.27a)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17“Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo.

Santo do dia: Santo Estêvão, protomártir.


By Workshop of Luis de Morales - [2], Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1511003

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peçamos a Jesus recém-nascido a novidade de um coração capaz de perdoar: a força para rezar por aqueles que nos feriram e para dar passos de abertura e de reconciliação. #Natal

"Diante do Menino deitado no presépio, os espíritos dividem-se. Ele é o Rei dos reis e Senhor da vida e da morte. Ele diz: 'Segue-Me!' e quem não está com Ele está contra Ele. Também no-lo diz a nós, obrigando-nos a optar entre a luz e as trevas."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)


"Caridade e anúncio, assim era Estêvão. Porém, seu maior testemunho é ainda outro: ele soube unir a caridade e o anúncio. Deixou-nos seu testemunho no momento da morte, quando seguindo o exemplo de Jesus, perdoou seus assassinos."
(Papa Francisco)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Effems - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=75544352

domingo, 25 de dezembro de 2022

Catequese diária - 25/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 1,1-18)

— Aleluia! Aleluia! Aleluia!

— Despontou o santo dia para nós: Ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra! (Lc 2,14)

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.

4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.

12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.

NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO


By Wolfgang Sauber - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=23324394

Feliz Natal!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Belém nos mostra a simplicidade de Deus, que se revela aos que têm o coração puro e aberto. Deixemo-nos comover pelo amor de Deus, que se fez homem para a nossa salvação. Sigamos Jesus, que se despojou da glória para nos fazer partícipes da sua plenitude. Feliz Natal!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

E se quisermos realmente celebrar o #Natal, redescubramos o encanto diante de Deus que se faz pequeno, que não nasce no esplendor das aparências, mas na pobreza de uma manjedoura. E para O encontrar, é preciso ir até onde Ele está; é preciso abaixar-se, fazer-se pequeno.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje como então, Jesus vem em um mundo que não o acolhe (Jo 1,11), antes, o rejeita ou o ignora, como fazemos frequentemente com os estrangeiros e os pobres. Não esqueçamos os refugiados, os marginalizados, as pessoas sozinhas, os órfãos, os idosos, os encarcerados.

"Quando chega o Natal, gosto de contemplar as imagens do Menino Jesus. Essas figuras, que nos mostram o Senhor tão humilhado, recordam-me que Deus nos chama, que o Onipotente quis apresentar-se desvalido, quis necessitar dos homens. Da gruta de Belém, Cristo diz a mim e a ti que precisa de nós; reclama de nós uma vida cristã sem hesitações, uma vida de doação, de trabalho, de alegria."

"Não me afasto da verdade teológica, se te digo que Jesus continua ainda procurando pousada em teu coração."

"Deus está aqui! Esta verdade deve tomar posse de nossas vidas. Cada Natal deve ser para nós um novo encontro especial com Deus, que deixe a sua luz e a sua graça penetrarem até o fundo da nossa alma."

(São Josemaria Escrivá)


"Como pode a Palavra eterna e onipotente tornar-se um homem frágil e mortal? Só há uma resposta possível: o Amor. Quem ama quer partilhar com o amado, quer estar-lhe unido, e a Sagrada Escritura apresenta-nos precisamente a grande história do amor de Deus pelo seu povo, com o ponto culminante em Jesus Cristo."
(Papa Bento XVI)


sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Catequese diária - 23/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 1,57-66)

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele.

Santo do dia: São João Câncio.


CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=21244

ANTÍFONA:

“Ó Emanuel: Deus conosco, nosso Rei Legislador, / Esperança das nações e dos povos Salvador; / Vinde, enfim, para salvar-nos, ó Senhor e nosso Deus!”

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peçamos a Maria, Virgem da Doce Espera, que nos ensine a "vigiar e rezar" para não nos distrairmos do seguimento do seu Filho, e para descobrir a sua presença salvífica nas vicissitudes da nossa vida quotidiana. #Advento

"Quando, na sua velhice, ela se afligia por não ter dado filhos ao marido, subitamente, dá à luz um filho que seria o mensageiro da salvação eterna para todo o mundo. E um mensageiro que, antes de nascer, exerceu o privilégio da sua futura missão, difundindo o seu espírito profético através das palavras de sua mãe. 
Depois, pelo poder do nome que o anjo lhe dera antecipadamente, abriu a boca de seu pai, fechada pela incredulidade (cf Lc 1,13.20). Com efeito, quando Zacarias ficou mudo, não foi para assim permanecer, mas para recuperar divinamente o uso da palavra e confirmar por um sinal vindo do Céu que seu filho era um profeta."
(São Máximo de Turim)


"Interroguemo-nos: de onde nasce esta vida, esta interioridade tão forte, tão reta e tão coerente, empregue totalmente por Deus e para preparar o caminho para Jesus? A resposta é simples: da relação com Deus, da oração, que é o fio condutor de toda a sua existência. (...) São João Baptista interceda por nós, a fim de sabermos conservar sempre o primado de Deus na nossa vida."
(Papa Bento XVI)



By Sandro Botticelli - Web Gallery of Art:   Image  Info about artwork, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1089374

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Catequese diária - 22/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 1,46-56)

Naquele tempo, 46Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.

51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Santo do dia: Santa Francisca Xavier Cabrini.


Beato Thomas Holland.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus fez-Se criança e depois deixou-Se pregar na cruz. Naquela fragilidade manifestou-se a onipotência de Deus. No perdão, opera sempre a onipotência de Deus. Assim, que a gratidão, a conversão e a paz sejam os dons deste #Natal.

"O Senhor me engrandeceu, diz ela, com um dom tão grande e tão inaudito que é impossível explicá-lo com palavras humanas, e dificilmente o poderá compreender o sentimento mais íntimo do coração. Por isso entrego-me com todas as forças da minha alma ao louvor e à ação de graças."
(São Beda, o Venerável)


"Em Jesus de Nazaré, Deus visita realmente o seu povo, visita a humanidade de um modo que vai além de todas as expectativas: manda o seu Filho Unigênito; faz-se homem o próprio Deus."
(Papa Bento XVI)


"O seu cântico ajuda-nos a compreender a misericórdia do Senhor como motor da história, tanto a história pessoal de cada um de nós como a da humanidade inteira."
(Papa Francisco)



By PerfectUnityOrg - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=28888182

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Catequese diária - 20/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 1,26-38)

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo então disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

Santo do dia: São Domingos de Silos.


By Bartolomé Bermejo - Galería online, Museo del Prado., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=45271988

ANTÍFONA:

“Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel, / que abris e ninguém fecha, que fechais e ninguém abre: / vinde logo e libertai o homem prisioneiro, / que nas trevas e na sombra da morte, está sentado!”

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes tempos difíceis que atravessamos, respondamos na fé aos apelos que o Espírito Santo nos dirige, para que possamos demonstrar #solidariedade para com as pessoas que encontramos e que contam com o nosso apoio fraterno.

"Como enamora a cena da Anunciação! Maria - quantas vezes temos meditado nisso! - está recolhida em oração..., aplica os seus cinco sentidos e todas as suas potências na conversa com Deus. Na oração conhece a Vontade divina; e com a oração converte-a em vida da sua vida. Não esqueças o exemplo de Nossa Senhora!"
(São Josemaria Escrivá)


"E vemos também como o início da existência terrena do Filho de Deus está marcado por um duplo 'sim' à vontade salvífica do Pai: o de Cristo e o de Maria. (...) A obediência na fé é a verdadeira liberdade, a autêntica redenção, que permite unirmo-nos ao amor de Jesus no seu esforço por Se conformar com a vontade do Pai. A redenção é sempre esse processo de levar a vontade humana à plena comunhão com a vontade divina."
(Papa Bento XVI)



Por El Greco - Web Gallery of Art:   Imagem  Info about artwork, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3150049

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Catequese diária - 19/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 1,5-25)

5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.

11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.

18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”.

21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.

23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

Santo do dia: Beato Urbano V, Papa.


By Sailko, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=109792127

Santo Anastácio I, Papa.


ANTÍFONA:

Ó Raiz de Jessé, ó estandarte, / levantado em sinal para as nações! / Ante vós se calarão os reis da terra, / e as nações implorarão misericórdia: / Vinde salvar-nos! Libertai-nos sem demora!”

Papa Francisco
@Pontifex_pt

É importante manter as raízes, tanto na vida como na fé. São Paulo recorda o fundamento no qual enraizar nossas vidas para permanecermos firmes: diz para permanecermos «enraizados em Jesus Cristo». Eis o que a árvore de #Natal nos recorda: permanecer enraizados em Jesus Cristo.

"Deus não depende das nossas lógicas nem das nossas limitadas capacidades humanas. É preciso aprender a confiar e a silenciar diante do mistério de Deus e a contemplar com humildade e silêncio a sua obra, que se revela na história e que muitas vezes supera a nossa imaginação."
(Papa Francisco)


"João é o dom divino longamente invocado pelos seus pais, Zacarias e Isabel (cf. Lc 1, 13); uma dádiva grande, humanamente inesperada, porque ambos eram de idade avançada e Isabel era estéril (cf. Lc 1, 7); mas a Deus nada é impossível (cf. Lc 1, 36).
(...)
A oração não é tempo perdido, não é roubar espaço às atividades, inclusive às obras apostólicas, mas é precisamente o contrário: se formos capazes de ter uma vida de oração fiel, constante e confiante, o próprio Deus dar-nos-á a capacidade e a força para viver de modo feliz e tranquilo, para superar as dificuldades e testemunhá-lo com coragem."
(Papa Bento XVI)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Wolfgang Moroder. - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=29153497

domingo, 18 de dezembro de 2022

Catequese diária - 18/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 1,18-24)

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.

20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.

22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.

24Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

NOSSA SENHORA DO Ó (EXPECTAÇÃO DO PARTO)


Por BSonne - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50333598

ANTÍFONAS DO Ó:


17/12:

“Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo, / e atingis até os confins de todo o universo / e com força e suavidade governais o mundo inteiro: / oh vinde ensinar-nos o caminho da prudência!”

18/12:

“Ó Adonai, guia da casa de Israel, / que aparecestes a Moisés na sarça ardente / e lhe destes vossa lei sobre o Sinai: / vinde salvar-nos com o braço poderoso!”

Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quando se está em crise não se deve escolher apressadamente de acordo com o instinto, mas, como São José, "considerar todas as coisas" e se basear neste critério: a misericórdia de Deus. #EvangelhodeHoje (Mt 1,18-24)

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Peçamos à Virgem Maria que toque os corações daqueles que podem parar a guerra na Ucrânia. Não esqueçamos o sofrimento daquele povo, especialmente das crianças, dos idosos, dos doentes. #RezemosJuntos

"Deus conosco! Vós, filhos de Adão, não pudestes subir ao Céu para encontrar Deus (cf Dt 30,12), mas Ele desceu do Céu para ser Emanuel, Deus conosco; veio para nossa casa para ser Emanuel, Deus conosco, e nós esquecemo-nos de ir ter com Deus para estar com Ele. 'Até quando, ó homens, sereis duros de coração? Porque amais a vaidade e procurais a mentira?' (Sl 4,3)." 
(Santo Aelredo de Rievaulx)


"Assim foi a fé de José: plena, confiante, íntegra, manifestada numa entrega eficaz à vontade de Deus, numa obediência inteligente. E, junto com a fé, a caridade, o amor."
(São Josemaria Escrivá)



By Wilfredor - Own work, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=24956077

sábado, 17 de dezembro de 2022

Catequese diária - 17/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 1,1-17)

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.

Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.

12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

Santo do dia: São João da Mata.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Que Nossa Senhora nos pegue pela mão nestes dias de preparação para o #Natal e nos ajude a reconhecer na pequenez do Menino a grandeza de Deus que vem! #Advento

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deus é fiel às suas promessas e guia os nossos passos de #paz, orienta os passos daqueles que caminham na Terra com o olhar voltado para o Céu.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

É hora de pararmos um pouco para nos interrogar, aprender, crescer e deixar transformar, como indivíduos e como comunidade; um tempo privilegiado para nos prepararmos para o «Dia do Senhor».

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Às vezes somos incapazes de reconhecer a novidade do Senhor, na presunção de que já sabemos tudo sobre Ele. Assim, o #Advento é um tempo de inversão de perspectivas, onde nos deixarmos surpreender pela grandeza da misericórdia de Deus.

MENSAGEM DO SANTO PADRE
FRANCISCO
PARA A CELEBRAÇÃO DO
56º DIA MUNDIAL DA PAZ

1º DE JANEIRO DE 2023


"A Igreja, porém, tendo esperado a primeira vinda de Cristo na pessoa dos justos de outrora, espera agora a segunda na pessoa dos justos da Nova Aliança. E, como estava certa de que a primeira vinda pagaria o preço da Redenção, agora tem a certeza de que a segunda lhe trará a recompensa. Presa desta expectativa, desta esperança que ultrapassa tudo o que vale a pena esperar na Terra, a Igreja anseia com alegria e ardor a bem-aventurança eterna."
(Beato Guerric de Igny)


"A genealogia de Mateus não é simplesmente o elenco das gerações: é a história realizada principalmente por Deus, mas com a resposta da humanidade. Trata-se de uma genealogia da graça e da fé."
(Papa Bento XVI)


"Deus se fez mortal, frágil como nós, partilhou a nossa condição humana, exceto o pecado, mas tomou sobre si os nossos, como se fossem Dele. Entrou na nossa história, tornou-se plenamente Deus conosco!"
(Papa Francisco)



By John Salmon, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14243137