segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Catequese diária - 12/12/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Lc 1,39-47)

— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra! (Lc 1,28)

39Naqueles dias Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


Segunda Pregação do Advento 2022 com Fr. Raniero Cantalamessa:


Papa em apelo à Igreja na América: celebrar a Mãe de Guadalupe sem tons ideológicos

No Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, Francisco recordou que "não estamos sozinhos" porque Deus "continua a nos enviar a Mãe do seu Filho", como aconteceu com a aparição da Virgem em dezembro de 1531 na colina de Tepeyac, no México. Aos católicos do continente americano que se preparam ao Jubileu Guadalupano de 2031 o Papa exortou: o façam sem "pautas mundanas e ideológicas" porque "a Mãe não se ideologiza".


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Convido-vos a rezar, diante do presépio, para que o Natal do Senhor leve um raio de paz às crianças do mundo inteiro, especialmente àquelas obrigadas a viver os dias terríveis e sombrios da guerra.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Acompanho com dor e preocupação as notícias vindas do Sudão do Sul, sobre os violentos confrontos dos últimos dias. Rezemos ao Senhor pela paz e pela reconciliação nacional, para que cessem os ataques e os civis sejam sempre respeitados.

"O encontro com o anjo não deteve Maria, porque não Se sentiu privilegiada, nem no dever de Se afastar dos seus. Pelo contrário, reavivou e pôs em marcha uma atitude pela qual Maria é e será sempre identificada como a mulher do sim, um sim de entrega a Deus e, ao mesmo tempo, um sim de entrega aos seus irmãos. É o sim que A pôs em marcha para dar o melhor de Si mesma, caminhando ao encontro dos outros.
(...)
Maria, a mulher do sim, também quis visitar os habitantes desta terra da América na pessoa do índio São Juan Diego."
(Papa Francisco)


"Graças a esses momentos de meditação, às orações vocais, às jaculatórias, saberemos converter o nosso dia num contínuo louvor a Deus, sempre com naturalidade e sem espetáculo. Assim, à semelhança dos enamorados, que não tiram nunca os sentidos da pessoa que amam, manter-nos-emos sempre na sua presença; e todas as nossas ações - mesmo as mais pequenas e insignificantes - transbordarão de eficácia espiritual."
(São Josemaria Escrivá)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By CarlosVdeHabsburgo - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=54594189

Nenhum comentário:

Postar um comentário