Evangelho (Jo 1,1-18)
— Aleluia! Aleluia! Aleluia!
— Despontou o santo dia para nós: Ó nações, vinde adorar o Senhor Deus, porque hoje grande luz brilhou na terra! (Lc 2,14)
1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela, e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.
4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.
10A Palavra estava no mundo — e o mundo foi feito por meio dela — mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.
12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.
14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO
By Wolfgang Sauber - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=23324394
Feliz Natal!
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Belém nos mostra a simplicidade de Deus, que se revela aos que têm o coração puro e aberto. Deixemo-nos comover pelo amor de Deus, que se fez homem para a nossa salvação. Sigamos Jesus, que se despojou da glória para nos fazer partícipes da sua plenitude. Feliz Natal!
Papa Francisco
@Pontifex_pt
E se quisermos realmente celebrar o #Natal, redescubramos o encanto diante de Deus que se faz pequeno, que não nasce no esplendor das aparências, mas na pobreza de uma manjedoura. E para O encontrar, é preciso ir até onde Ele está; é preciso abaixar-se, fazer-se pequeno.
Papa Francisco
@Pontifex_pt
Hoje como então, Jesus vem em um mundo que não o acolhe (Jo 1,11), antes, o rejeita ou o ignora, como fazemos frequentemente com os estrangeiros e os pobres. Não esqueçamos os refugiados, os marginalizados, as pessoas sozinhas, os órfãos, os idosos, os encarcerados.
"Quando chega o Natal, gosto de contemplar as imagens do Menino Jesus. Essas figuras, que nos mostram o Senhor tão humilhado, recordam-me que Deus nos chama, que o Onipotente quis apresentar-se desvalido, quis necessitar dos homens. Da gruta de Belém, Cristo diz a mim e a ti que precisa de nós; reclama de nós uma vida cristã sem hesitações, uma vida de doação, de trabalho, de alegria."
"Não me afasto da verdade teológica, se te digo que Jesus continua ainda procurando pousada em teu coração."
"Deus está aqui! Esta verdade deve tomar posse de nossas vidas. Cada Natal deve ser para nós um novo encontro especial com Deus, que deixe a sua luz e a sua graça penetrarem até o fundo da nossa alma."
(São Josemaria Escrivá)
"Como pode a Palavra eterna e onipotente tornar-se um homem frágil e mortal? Só há uma resposta possível: o Amor. Quem ama quer partilhar com o amado, quer estar-lhe unido, e a Sagrada Escritura apresenta-nos precisamente a grande história do amor de Deus pelo seu povo, com o ponto culminante em Jesus Cristo."
(Papa Bento XVI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário