sábado, 15 de março de 2014

Evangelho 15/03/2014 - Amar os inimigos

(Mt 5,43-48)


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvis­tes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!

45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina um mandamento novo, surpreendente até então. É difícil, para nós, amar alguém que nos faz mal, querer o bem a quem nos persegue. O Senhor nos mostra a essência do cristão, que é o amor, o que o faz diferente de todos.
"Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (Jo 13,35)
Como o Pai é justo e misericordioso com os bons e os maus, assim devemos proceder. Olhemos o próximo com a visão e o coração de Deus, e nos sentiremos impelidos a amá-lo. Muitas vezes, a pessoa com quem não nos damos bem pode estar sofrendo por falta de amor ou passando por uma situação difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário