domingo, 30 de março de 2014

Evangelho 30/03/2014 - Jesus cura cego de nascença

(Jo 9,1.6-9.13-17.34-38)

Naquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.
8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.
Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”
13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”
16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”
17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.
34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.

35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

Jesus cura um cego de nascença. O povo pergunta-se como ele voltou a ver. Levam-o aos fariseus, que ficam indignados com o fato de ter sido curado em um sábado. No entanto, outra parte deles estava em dúvida se consideraria Jesus pecador, pois, se fosse assim, não poderia fazer milagres. Por fim, vemos ainda o desprezo dos fariseus pelo simples homem. Mas, enquanto eles, convencidos de sua "sabedoria" e "justiça", rejeitam Cristo, o pobre rapaz tem fé e acredita em Jesus quando Ele lhe diz que é o Filho do Homem; ajoelha-se, adorando o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário