sexta-feira, 4 de julho de 2014

Evangelho 4/07/2014 - Vim chamar os pecadores

(Mt 9,9-13)

Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.

11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13A­prendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
Jesus estava sempre próximo às pessoas, fossem justos ou pecadores, mas principalmente os pecadores, porque eram desprezados, não havia quem estivesse com eles, oferecesse ajuda e amizade. O povo de Israel valorizava muito as formalidades, mas deixava de lado o Espírito da Lei, o amor e a misericórdia. Jesus veio resgatar toda a humanidade escrava do pecado, e nos dava o exemplo, mostrando esta misericórdia para com os pequenos. Deus sempre busca os que estão longe dele.
Se Ele, que é Santo, aproximava-se dos pecadores e era amigo deles, quanto mais nós, humanos, que estamos na mesma condição, devemos ter paciência e caridade, procurando salvar almas para Deus.
Jesus faz a todos o convite que fez a São Mateus: "Segue-me!" Todos estão chamados à santidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário