sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Evangelho 14/11/2014 - Como nos dias de Noé e Ló

(Lc 17,26-37)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos.
30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló.
33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”.

37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.
Nos últimos dias, a iniquidade entre os homens será comparável à dos tempos de Noé e Ló. As pessoas não ouviam o apelo dos justos à conversão e penitência. Estavam ocupadas com os prazeres terrenos e deixavam Deus de lado. Vivemos hoje a cultura do hedonismo; a busca pela felicidade nas coisas do mundo e a satisfação do próprio ego.
Somos convidados a fazer a diferença, agir como os profetas de Deus, mudar de vida e anunciar sem medo a proposta de renúncia e conversão que Jesus nos faz para chegar ao Reino dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário