quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Evangelho 6/11/2014 - A ovelha perdida

(Lc 15,1-10)

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’

7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
Os fariseus criticavam Jesus por estar entre os pecadores. Ele revela o plano de amor de Deus em salvar os que estão perdidos pelo caminho e Sua alegria pela conversão deles. Cada pessoa é preciosa aos olhos do Pai. Não podemos desprezar ninguém, até porque também falhamos, e mesmo assim Deus não nos abandona. Ao meditarmos a paixão e morte de Jesus, percebemos o quanto custa a salvação das almas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário