quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Santo Tomás de Aquino

No dia 28 de janeiro, recordamos Santo Tomás de Aquino, grande santo, teólogo, escritor, homem piedoso e humilde, que deixou um legado maravilhoso para a Igreja. Vamos conhecer algumas frases do autor da Suma Teológica e da Suma Contra os Gentios, entre outras obras:

''A santidade não consiste em saber muito, meditar muito, pensar muito. O grande mistério da santidade é amar muito.''

“Levar os homens à verdade é o maior benefício que se pode prestar aos outros.”  

“A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria.”

"Dá-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.”

“A Eucaristia é o sacramento do amor, significa amor, produz amor!” 

"O humor é necessário para a vida humana.”

"Se procuras um exemplo de obediência, segue aquele que se fez obediente ao Pai até à morte." 

"Justiça sem misericórdia é crueldade e misericórdia sem justiça gera dissolução."

"A bem-aventurada Virgem é exemplo de todas as virtudes.”

“A Eucaristia produz uma transformação progressiva no cristão. É o Sol das famílias e das Comunidades”

"Eu espero nunca ter ensinado nenhuma verdade que não tenha aprendido de Vós. Se, por ignorância, fiz o contrário, eu revogo tudo e submeto todos meus escritos ao julgamento da Santa Igreja Romana."










Nenhum comentário:

Postar um comentário