sábado, 8 de setembro de 2018

Catequese diária #673

8 de setembro de 2018.

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 1,18-23)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo.
19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA

Santo do dia: Santo Adriano de Nicomédia.

Santo Isaac da Armênia.

São Sérgio I

São Tomás de Vilanova.

Beata Serafina Sforza.

Novena pelas almas do Purgatório:
http://rosariopermanente.leiame.net/devocoes/almas/novena-almas.html

Que a Virgem Maria nos ajude a nos abandonarmos com alegria ao plano de Deus para a nossa vida.

"Com efeito, hoje eleva-se o santuário criado onde residirá o Criador do universo. E uma criatura é preparada, por esta disposição inteiramente nova, para oferecer ao Criador uma morada santa."
(Santo André de Creta)
https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"E qual era a plenitude dos tempos? O que Ele tinha no coração: a chegada de seu Filho. Porque Deus – ouvimos São Paulo – nos predestinou, a todos, a sermos conforme à imagem do Filho."
(Papa Francisco)
https://www.acidigital.com/noticias/natividade-da-virgem-maria-deus-caminha-com-justos-e-pecadores-afirma-o-papa-francisco-84615

"Nossa Mãe é modelo de correspondência à graça, e, ao contemplarmos a sua vida, o Senhor nos dará luz para que saibamos divinizar a nossa existência de todos os dias. Ao longo do ano, quando celebramos as festas marianas, e em bastantes momentos de cada dia, nós, cristãos, pensamos muitas vezes na Virgem. Se aproveitarmos esses instantes, imaginando como a nossa Mãe se comportaria nas tarefas que temos que realizar, iremos aprendendo pouco a pouco, e acabaremos por parecer-nos com Ela, como os filhos se parecem com sua Mãe."
(São Josemaría Escrivá)
https://opusdei.org/pt-br/article/a-natividade-de-nossa-senhora/

"Trata-se de um desígnio salvífico totalmente permeado pela liberdade divina, que contudo espera uma contribuição fundamental da liberdade humana: a correspondência da criatura ao amor do Criador. E é aqui, neste espaço da liberdade humana, que percebemos a presença da Virgem Maria, sem que ela seja explicitamente nomeada: de facto ela é, em Cristo, primícia e modelo dos "que amam a Deus" (Rm 8, 28). Na predestinação de Jesus está inscrita a predestinação de Maria, assim como a de cada pessoa humana. O "eis-me" do Filho encontra o "eis-me" da Mãe (cf. Hb 10, 6), assim como o "eis-me" de todos os filhos adotivos no Filho, precisamente de todos nós."
(Papa Bento XVI)
http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2008/documents/hf_ben-xvi_hom_20080907_cagliari.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário