sexta-feira, 24 de junho de 2022

Catequese - 24/06/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Lc 15,3-7)

Naquele tempo, 3Jesus contou-lhes esta parábola: 4"Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão".

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

By Own work Photography by Wilfredor, CC0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=101682184

Como conseguir uma indulgência plenária hoje:

https://padrepauloricardo.org/blog/indulgencia-plenaria-na-festa-do-sagrado-coracao-de-jesus

Ato de reparação ao Sagrado Coração de Jesus:

https://padrepauloricardo.org/blog/o-ato-de-reparacao-ao-sagrado-coracao-de-jesus

Papa Francisco

@Pontifex_pt

É necessária uma misericórdia infinita como a do #SagradoCoração de Cristo, para remediar tanto mal e sofrimento que vemos na vida dos seres humanos. Confiemos nós mesmos e o mundo a Ele!

"Se Me concedes ter em ti essa liberdade, dá-me a chave que me permitirá tomar e pôr sem dificuldade tudo o que Me aprouver, tanto para o meu bem-estar como para minha reparação. (...) A tua vontade."

(Nosso Senhor Jesus Cristo a Santa Gertrudes de Helfta)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/receber-o-senhor-santa-gertrudes-de-helfta-1256-1301-monja-beneditina-o-arauto-livro-iv-sc-255/

Apliquemos a nossa meditação à Paixão do Senhor (Santa Gertrudes de Helfta):

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/apliquemos-a-nossa-meditacao-a-paixao-do-senhor-santa-gertrudes-de-helfta-1256-1301-monja-beneditina-o-arauto-livro-iii-sc-143/

"Para onde levas os que abraças, Senhor, senão para o teu coração? O teu coração, Jesus, é esse doce manancial da tua divindade que está no teu íntimo, o vaso de ouro da alma, que ultrapassa todo o conhecimento (cf Heb 9,4). Bem-aventurados todos aqueles a quem o teu abraço atrai! (...) A força dos teus ombros protege aqueles que escondes no fundo do teu coração (Lc 13,34), onde podem dormir tranquilamente. Uma doce espera os aguarda nesse abrigo de uma consciência santa, e da expectativa da recompensa que prometeste. A sua fraqueza não os faz desfalecer, nem nenhuma inquietude os faz murmurar (Sl 68,13)."

(Guilherme de Saint-Thierry, monge)

"Ele poderia raciocinar assim: 'Faço o balanço: tenho noventa e nove, perdi uma mas não se trata de uma grande perda'. Mas ele vai em busca daquela, porque cada uma é muito importante para ele, e aquela é a mais necessitada, a mais abandonada, a mais descartada; assim, ele vai à sua procura. Todos estamos avisados: a misericórdia pelos pecadores é o estilo com que Deus age, e a esta misericórdia Ele é absolutamente fiel: nada e ninguém poderá desviá-lo da sua vontade de salvação. Deus não conhece a nossa atual cultura do descartável, Deus não tem nada a ver com isto. Deus não descarta pessoa alguma; Deus ama todos, procura todos: um por um! Ele não conhece a expressão 'descartar as pessoas', porque Ele é todo amor e toda misericórdia."

(Papa Francisco)

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2016/documents/papa-francesco_20160504_udienza-generale.html

"Por isso, quando falamos do Coração de Jesus, pomos de manifesto a certeza do amor de Deus e a verdade da sua entrega por nós. Recomendar a devoção a esse Sagrado Coração equivale a recomendar que nos orientemos integralmente - com tudo o que somos: alma, sentimentos, pensamentos, palavras e ações, trabalhos e alegrias - para Jesus todo.

Nisto se traduz a verdadeira devoção ao Coração de Jesus: em conhecer a Deus e nos conhecermos a nós mesmos, e em olhar para Jesus e recorrer a Jesus, que nos anima, nos ensina, nos guia."

(São Josemaria Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-164.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário