terça-feira, 2 de maio de 2023

Catequese diária - 2/05/2023

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 10,22-30)

22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do Templo. Era inverno. 23Jesus passeava pelo Templo, no pórtico de Salomão. 24Os judeus rodeavam-no e disseram: “Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente”.

25Jesus respondeu: “Já vo-lo disse, mas vós não acreditais. As obras que eu faço em nome do meu Pai dão testemunho de mim; 26vós, porém, não acreditais, porque não sois das minhas ovelhas. 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.

29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.

Santo do dia: Santo Atanásio de Alexandria.


INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA PARA MAIO:

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos para que os movimentos e grupos eclesiais redescubram cada dia a sua missão evangelizadora, colocando os próprios carismas ao serviço das necessidades do mundo.

"O mistério da Santíssima Trindade é chamado pelos doutores da Igreja a substância do Novo Testamento, quer dizer, o maior de todos os mistérios, a origem e o fundamento dos outros. Foi para o conhecer e o contemplar que os anjos foram criados no Céu e os homens na Terra. [...] Foi para manifestar este mistério mais claramente que o próprio Deus desceu da sua morada com os anjos para junto dos homens."
(Papa Leão XIII)


"Aclamai o Senhor, por toda a terra.
Servi o Senhor com alegria. Vinde, entrai exultantes em sua presença.
Sabei que o Senhor é Deus: ele nos fez, e a ele pertencemos. Somos o seu povo e as ovelhas de seu rebanho."
(Sl 99,1-3)

"Ninguém se pode considerar seguidor de Jesus, se não ouve a sua voz. E este 'ouvir' não deve ser entendido de maneira superficial, mas arrebatadora, a ponto de tornar possível um verdadeiro conhecimento recíproco, do qual pode vir um seguimento generoso, expresso nas palavras 'e elas seguem-me' (v. 27). Trata-se de uma escuta não só dos ouvidos, mas uma escuta do coração!
Por conseguinte, a imagem do pastor e das ovelhas indica a relação estreita que Jesus deseja estabelecer com cada um de nós. Ele é o nosso guia, o nosso mestre, o nosso amigo, o nosso modelo, mas sobretudo é o nosso Salvador."
(Papa Francisco)



By Popular Graphic Arts - Library of CongressCatalog: http://lccn.loc.gov/2003680987Image download: https://cdn.loc.gov/master/pnp/pga/03000/03030u.tifOriginal url: http://hdl.loc.gov/loc.pnp/pga.03030, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65855898

Nenhum comentário:

Postar um comentário