sábado, 16 de julho de 2016

Nossa Senhora do Carmo

A devoção a Nossa Senhora do Carmo é celebrada no dia 16 de julho e vem do grupo de eremitas que se reuniu no monte Carmelo, onde Elias enfrentou os profetas de Baal. O Carmelo significa "vinha do Senhor", e esses consagrados tinham desde cedo a devoção à Virgem Maria. Depois da perseguição dos muçulmanos, migraram para a Europa.

São Simão Stock, em suas orações, pedia a Nossa Senhora proteção para sua ordem. Ela apareceu com o Escapulário e disse-lhe: “Recebe, filho muito amado, este escapulário da tua ordem, sinal de minha confraternidade. Será um privilégio para ti e para todos os Carmelitas. Todo o que com ele morrer não padecerá do fogo eterno. Ele é, pois um sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e de pacto sempiterno”.

Lembremo-nos de que é necessário viver as virtudes cristãs. O escapulário não nos isenta da santidade por ser proteção maternal da Virgem e garantia de salvação.



O escapulário original é feito de pano. Segundo a tradição, é necessário que um sacerdote ou um diácono façam a imposição e a bênção do sacramental.
Que seja para nós lembrança do compromisso com Cristo e do cuidado de nossa Mãe!


Leia mais em:


http://www.salvemaliturgia.com/2011/02/o-rito-da-imposicao-do-escapulario.html

http://aveluz.ning.com/profiles/blogs/nossa-senhora-do-carmo-16-de-julho

http://www.arautos.org/artigo/13178/O-escapulario-de-Nossa-Senhora-do-Carmo-.html

http://www.pcse.org.br/escapulario.htm

http://www.basilicadocarmocampinas.org.br/origem.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário