terça-feira, 12 de julho de 2016

São Luís e Santa Zélia



Luís e Zélia Martin são os pais de Santa Teresinha. Eles foram canonizados pelo Papa Francisco, mostrando que a vida matrimonial e familiar também gera santos. Os dois pensaram ter vocação religiosa, mas terminaram casados e tiveram nove filhos, dos quais cinco sobreviveram. Cinco meninas que Deus chamou para a vida esponsal com Cristo nos conventos.
Luís trabalhava em uma relojoaria e Zélia fabricava rendas. Ela passou seus últimos momentos sofrendo com um câncer de mama e entregando tudo a Deus. O pai faleceu em um hospital que cuidava dos doentes mentais. Educaram os filhos na fé, levando à Missa, rezando juntos, com uma imagem da Virgem Maria em casa.


É necessário que os pais eduquem seus filhos, especialmente para amar a Deus e ter valores morais. O Papa Francisco nos diz em sua audiência geral do dia 20 de maio de 2015:

"Faço votos a fim de que o Senhor conceda às famílias cristãs a fé, a liberdade e a coragem necessários para a sua missão. Se a educação familiar resgatar o orgulho do seu protagonismo, os pais incertos e os filhos decepcionados serão grandemente beneficiados. Chegou a hora de os pais e as mães voltarem do seu exílio — porque se auto-exilaram da educação dos próprios filhos — e recuperarem a sua função educativa. Oremos para que o Senhor conceda aos pais esta graça: a de não se auto-exilarem da educação dos seus filhos. E isto só pode ser feito com amor, ternura e paciência."


(https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/audiences/2015/documents/papa-francesco_20150520_udienza-generale.html)

Leia mais em:

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2015/10/18/mais-um-casal-de-santos-no-ceu/

http://www.vatican.va/news_services/liturgy/saints/2008/ns_lit_doc_20081019_martin-guerin_po.html

https://padrepauloricardo.org/episodios/memoria-de-sao-luis-e-santa-zelia-martin

Livros sobre estes santos:

https://www.paulinas.org.br/loja/luis-e-zelia-martin#!prettyPhoto

http://loja.cleofas.com.br/matrimonios-santos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário