quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Catequese diária #388

23 de novembro de 2017.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 19,41-44)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

Santo do dia: São Clemente I, papa

No final dos dias, quando o Senhor vier nos encontrar, a alegria será imensa. Vivamos na espera deste encontro!

"Quereis cantar louvores a Deus? Sede vós mesmos o canto que ides cantar. Vós sereis o seu maior louvor, se viverdes santamente."
(Santo Agostinho)

"O Senhor semeou na tua alma boa semente. E valeu-se - para essa sementeira de vida eterna - do meio poderoso da oração: porque tu não podes negar que, muitas vezes, estando diante do Sacrário, cara a cara, Ele te fez ouvir - no fundo da tua alma - que te queria para Si, que tinhas que deixar tudo... Se agora negas isso, és um miserável traidor; e, se o esqueceste, és um ingrato. Valeu-se também - não duvides disso, como não duvidaste até agora - dos conselhos ou insinuações sobrenaturais do teu Diretor, que te repetiu insistentemente palavras que não deves passar por alto; e valeu-se no começo, além disso- sempre para depositar a boa semente na tua alma -, daquele amigo nobre, sincero, que te disse verdades fortes, cheias de amor de Deus. - Mas, com ingênua surpresa, descobriste que o inimigo semeou joio na tua alma. E que continua a semeá-lo, enquanto tu dormes comodamente e amoleces na tua vida interior. - Esta, e não outra, é a razão pela qual encontras na tua alma plantas pegajosas, mundanas, que de vez em quando parece que vão afogar o grão de trigo bom que recebeste... - Arranca-as de uma vez! Basta-te a graça de Deus. Não temas que deixem um vazio, uma ferida... O Senhor colocará aí uma nova semente sua: amor de Deus, caridade fraterna, ânsias de apostolado... E, passado o tempo, não permanecerá nem o menor rasto do joio - desde que agora, que estás em tempo, o extirpes pela raiz; e melhor, se não dormes e vigias de noite o teu campo."
(São Josemaría Escrivá)



Nenhum comentário:

Postar um comentário