sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Catequese diária #815

22 de fevereiro de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 16,13-19)

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.

17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

CÁTEDRA DE SÃO PEDRO




By Dnalor 01 - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=32681001

Santo do dia: Santa Isabel da França.




Par © Marie-Lan Nguyen / Wikimedia Commons, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3609986

Santa Margarida de Cortona.




Beata Maria de Jesus (Emília D'Oultremont D'Hooghvorst).

Beato Diogo de Carvalho.

São Papias.


Senhor, livra-nos da tentação de querermos salvar a nós mesmos, a nossa reputação; ajuda-nos a assumir a culpa e a buscar juntos respostas humildes e concretas em comunhão com todo o povo de Deus.

"Além disso, o Evangelho de hoje recorda-nos que Jesus quis para a sua Igreja também um centro visível de comunhão em Pedro — também ele, não é uma grande pedra, é uma pedra pequenina, mas nas mãos de Jesus torna-se centro de comunhão — em Pedro e em quantos lhe teriam sucedido na mesma responsabilidade primacial, que desde as origens foram identificados nos Bispos de Roma, a cidade onde Pedro e Paulo deram o testemunho do sangue."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2017/documents/papa-francesco_angelus_20170827.html

"A tarefa de Pedro é presidir a esta comunhão universal; mantê-la presente no mundo como unidade também visível, encarnada. Ele, juntamente com toda a Igreja de Roma, deve como diz Santo Inácio de Antioquia presidir à caridade: presidir à comunidade daquele amor que provém de Cristo e, sempre de novo, ultrapassa os limites do privado para levar o amor de Cristo até aos confins da terra."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2006/documents/hf_ben-xvi_hom_20060629_sts-peter-paul.html

"Tens de acolher a palavra do Papa com uma adesão religiosa, humilde, interna e eficaz: serve-lhe de eco!"
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/amor-ao-papa/

"Cristo confiou-lhe o seu rebanho para que ele o conduzisse como bom pastor, e ele, que tinha sido tão fraco, tornou-se o sustentáculo de todos; ele, que quando interrogado acerca da sua fé sucumbira, teve de estabelecer os outros sobre os fundamentos inabaláveis da fé."
(Santo Agostinho)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário