terça-feira, 30 de abril de 2019

Catequese diária #882

30 de abril de 2019.

Rezemos o Samto Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 3,7b-15)

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

Santo do dia: São Pio V, papa.


Beato Bento de Urbino.


Santo Augulo.

Beato Pedro o Levita.

São José Tuan.

Santa Maria da Encarnação (Maria Guyart Martin).


São José Benedito Cottolengo.


Beata Paulina von Mallinckrodt.



Peçamos ao Senhor que nos dê a consciência de que não se pode ser realmente cristãos sem caminhar com o Espírito Santo, sem deixar que o Espírito Santo seja o protagonista de nossas vidas.

"Se soubesses quem são os pobres, os serviriam de joelhos!"
(São José Benedito Cottolengo)

"A busca das 'coisas lá do alto' não significa que o cristão deve descuidar as suas obrigações e tarefas terrenas, mas não deve perder-se nelas, como se tivessem um valor definitivo. A chamada às realidades do Céu é um convite a reconhecer a relatividade do que é destinado a passar, face àqueles valores que não conhecem o desgaste do tempo. Trata-se de trabalhar, de se empenhar, de conceder-se o justo repouso, mas com o desapego sereno de quem sabe que é apenas um viandante a caminho rumo à Pátria celeste, um peregrino; num certo sentido, um estrangeiro rumo à eternidade."
(Papa Bento XVI)

https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2010/documents/hf_ben-xvi_hom_20101104_suffragio.html

"Ter a cruz é identificar-se com Cristo, é ser Cristo e, por isso, ser filho de Deus."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/homilia-na-beatificacao-de-josemaria-escriva/

"Senhor, será possível renascer 
uma vez passada metade da vida (Jo 3,4)? 
Assim o disseste, e para mim tornou-se realidade. 
Já não sinto o peso das faltas e das penas dessa vida longa. 
De pé, recebi sobre os ombros o manto branco, 
Símbolo luminoso da pureza."
(Santa Teresa Benedita da Cruz)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Catequese diária #881

29 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Jo 3,1-8)

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

Santo do dia: Santa Catarina de Sena.


Santo Hugo de Cluny.


São Tíquico.

Santo Antônio Kim Song-u.

Santo Acardo.

Deus procura por você, mesmo que você não procure por Ele. Deus ama você, mesmo que você tenha se esquecido Dele. Deus vê em você uma beleza, mesmo que você pense ter desperdiçado todos os seus talentos em vão.

"A Eucaristia é o meio mais apto para a união do homem com Deus e maior conhecimento da verdade."
(Santa Catarina de Sena)

Leia mais em:

"Sim, minhas irmãs, podemos dizer que Deus Se compraz extraordinariamente em Se revelar aos humildes. Escutemos as belas palavras de Jesus Cristo, que mostram que não é no convívio com os príncipes que Deus tem as suas delícias!"
(São Vicente de Paulo)


"Peçamos ao Senhor esta experiência do Espírito que vai e vem e que nos leva em frente, do Espírito que nos dá a unção da fé, a unção da solidez da fé."
(Papa Francisco)


"Disseste-me uma vez que parecias um relógio desregulado, que bate fora de horas: estás frio, seco e árido à hora da tua oração; e, pelo contrário, quando menos era de esperar, na rua, entre os afazeres de cada dia, no meio da balbúrdia e da gritaria da cidade, ou na quietude laboriosa do teu trabalho profissional, surpreendes-te orando... Fora de horas? Certo... Mas não desaproveites essas badaladas do teu relógio. - O Espírito sopra onde quer."
(São Josemaría Escrivá)

domingo, 28 de abril de 2019

Catequese diária #880

28 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 20,19-31)

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.

20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.

21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”.

22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.

24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!”

Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.

26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.

27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!”29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA

"O amor de Deus é a flor e a misericórdia o fruto."
(Santa Faustina)


Santo do dia: São Luís Maria Grignion de Montfort.


Santa Gianna Beretta Molla.


Por © José Luiz Bernardes Ribeiro, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=47542777

São Vital de Milão.


São Pedro Chanel.


Beato José Cebula.


Beato Luquésio.


Se nossos corações se abrem à misericórdia e selamos o perdão com um abraço fraterno, proclamamos perante o mundo que é possível vencer o mal com o bem.

"De viver bem a nossa vocação aqui na terra depende a nossa felicidade terrena e eterna."
(Santa Gianna Beretta)

https://www.comshalom.org/12-frases-de-santa-gianna/

"Deus, vendo que somos indignos de receber suas graças diretamente de suas mãos divinas, dá-as a Maria, a fim de obtermos por ela o que ele nos quer dar."
(São Luís de Montfort)

https://jovensconectados.org.br/frases-marcantes-de-sao-luis-maria-grignion-de-montfort-devoto-a-virgem-maria.html

"Perdoar. Perdoar com toda a alma e sem resquício de rancor! Atitude sempre grande e fecunda. - Esse foi o gesto de Cristo ao ser pregado na Cruz: “Pai, perdoa-os, porque não sabem o que fazem”. E daí veio a tua salvação e a minha."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/misericordia-e-servico/

"Ele era um cabeça dura. Mas o Senhor escolheu precisamente um cabeça dura para fazer entender uma coisa tão nobre. Tomé viu o Senhor e foi convidado a colocar o dedo nas chagas do Senhor ressuscitado. Mas, foi mais além e disse ‘meu Senhor e meu Deus’. Assim, ele foi o primeiro dos discípulos a confessar a divindade de Jesus, depois da sua ressurreição. E o adorou!"
(Papa Francisco)

https://cleofas.com.br/sao-tome-foi-alem-meu-senhor-e-meu-deus-disse-papa-francisco-na-missa-em-santa-marta/

"Com frequência nós não o compreendemos. Temos a coragem para dizer: não te compreendo, Senhor, ouve-me, ajuda-me a compreender. Desta forma, com esta franqueza que é o verdadeiro modo de rezar, de falar com Jesus, exprimimos a insuficiência da nossa capacidade de compreender, ao mesmo tempo colocamo-nos na atitude confiante de quem espera luz e força de quem é capaz de as doar."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2006/documents/hf_ben-xvi_aud_20060927.html

"Jesus revelou, sobretudo com o seu estilo de vida e com as suas ações, como está presente o amor no mundo em que vivemos, amor operante, amor que se dirige ao homem e abraça tudo quanto constitui a sua humanidade. Tal amor transparece especialmente no contacto com o sofrimento, injustiça e pobreza; no contato com toda a 'condição humana' histórica, que de vários modos manifesta as limitações e a fragilidade, tanto físicas como morais, do homem. Precisamente o modo e o âmbito em que se manifesta o amor são chamados na linguagem bíblica 'misericórdia'."
(São João Paulo II)

http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_30111980_dives-in-misericordia.html

"Temos de pedir essa paz, para que o Espírito da paz desça sobre nós. Temos também de dar graças a Deus por todos os seus benefícios, se quisermos que Ele nos conceda as vitórias que são o início da paz; e, para obtermos o Espírito Santo, temos de agradecer a Deus Pai que O enviou, primeiramente, ao nosso mestre, Jesus Cristo, Nosso Senhor, seu Filho [...], porque «todos nós participamos da sua plenitude» (cf. Jo 1,16), e porque O enviou aos seus Apóstolos para que no-l'O comunicassem, impondo sobre nós as mãos."
(São Francisco de Sales)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

sábado, 27 de abril de 2019

Catequese diária #879

27 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mc 16,9-15)

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando.11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar. 12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

Santo do dia: Santa Zita de Lucca.



Di Arnould de Vuez - Fotografia autoprodotta, Velvet, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=13276207

São Pedro Armengol.



Beata Hosana de Cátaro.



By http://www.hbk.hr/katcrkva/eng/opce/sveci/ozana.html, Fair use, https://en.wikipedia.org/w/index.php?curid=10808326

Beato Nicolau Roland.



São Lourenço Nguyen Van Huong.

Beata Maria Antônia Bandrés y Elósegui.

Há 5 anos, foram canonizados os Papas João Paulo II e João XXIII.



Por Mondarte - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56482283


O Senhor busca a todos, quer que todos sintam o calor da sua misericórdia e do seu amor.

"O Evangelho, o anúncio de Jesus Cristo, se faz em saída, sempre; em caminho, sempre. Seja em caminho físico, seja em caminho espiritual do sofrimento. Pensemos no anúncio do Evangelho que tantos doentes fazem e oferecem a dor pela Igreja, pelos cristãos. Mas sempre saem de si mesmos."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/papa-francisco-o-anuncio-do-evangelho-nao-e-um-carnaval-31281

"Aconselho-vos a guardar na memória os dons recebidos de Deus, para poder transmiti-los ao vosso redor. Aprendei a reler a vossa história pessoal, tomai consciência também do maravilhoso legado recebido das gerações que vos precederam: tantos cristãos nos transmitiram a fé com coragem, enfrentando obstáculos e incompreensões. Não o esqueçamos jamais! Fazemos parte de uma longa cadeia de homens e mulheres que nos transmitiram a verdade da fé e contam conosco para que outros a recebam. Ser missionário pressupõe o conhecimento deste patrimônio recebido que é a fé da Igreja: é necessário conhecer aquilo em que se crê, para podê-lo anunciar."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/messages/youth/documents/hf_ben-xvi_mes_20121018_youth.html

"O verdadeiro amor de Deus - a pureza de vida, portanto - acha-se tão longe da sensualidade como da insensibilidade, de qualquer sentimentalismo como da ausência ou da dureza de coração."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/amar-com-todo-o-coracao-como-jesus-verdadeiro-deus-e-verdadeiro-homem/

sexta-feira, 26 de abril de 2019

Catequese diária #878

26 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 21,1-14)

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.

3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.

11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

Santo do dia: São Pascásio Radberto.

Santo Anacleto (Cleto), papa.


São Rafael Arnáiz Barón.



Santo Estêvão de Perm.





Nestes dias de anunciem, com a vida e com palavras, a boa nova que Jesus ressuscitou.

"O pregador da Igreja separa-nos das correntes deste mundo; é, pois, necessário que Pedro puxe para terra a rede cheia de peixes. Foi ele quem puxou os peixes para a terra firme da margem, porque foi ele que deu a conhecer aos fiéis, pela sua santa pregação, a imutabilidade da pátria eterna. "
(São Gregório Magno)

https://www.diocesedeblumenau.org.br/site/blog/simao-pedro-subiu-ao-barco-e-puxou-a-rede-para-terra-sao-gregorio-magno-c-540-604-papa-doutor-da-igreja-homilias-sobre-o-evangelho-n-o-24/

"O Evangelho de hoje interpela-nos: sabemos nós confiar verdadeiramente na palavra do Senhor? Ou então nos deixamos desanimar pelos nossos fracassos? (...) 'A misericórdia do Pai é maior do que os teus pecados! É maior, não tenhas medo!'. Que a Virgem Maria nos ajude a compreender cada vez mais que ser discípulos significa colocar os nossos pés nas pegadas deixadas pelo Mestre: são os passos da graça divina, que volta a gerar a vida para todos."
(Papa Francisco)

https://w2.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2016/documents/papa-francesco_angelus_20160207.html

Sermão de Santo Agostinho sobre as pescas milagrosas:

https://opusdei.org/pt-br/document/as-pescas-milagrosas/

"É tarefa dos filhos de Deus conseguir que todos os homens entrem - com liberdade - dentro da rede divina, para que se amem. Se somos cristãos, temos de converter-nos nesses pescadores de que fala o profeta Jeremias, servindo-se de uma metáfora que o próprio Cristo utilizou repetidamente: Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens, diz Ele a Pedro e a André."
(São Josemaría Escrivá)



quinta-feira, 25 de abril de 2019

Catequese diária #877

25 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Lc 24,35-48)

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”

37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.

40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

Santo do dia: São Marcos, evangelista.


São João Piamarta.


São Pedro Betancur.


Santa Franca de Piacenza.

Santa Aniano de Alexandria.



Cristo ressuscitou e com Ele ressurge a nossa esperança criativa para enfrentar os problemas atuais, porque sabemos que não estamos sozinhos.

"Cristo, que sonda os corações, manda nos ventos, domina as tempestades e, com um simples gesto, transforma a borrasca em céu sereno, firmou-os na sua paz."
(São Pedro Crisólogo)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Ser cristãos significa não partir da morte, mas do amor de Deus por nós, que derrotou a nossa grande inimiga. Deus é maior que qualquer coisa e basta somente uma vela acesa para vencer a mais obscura das noites. Paulo grita, recordando os profetas: 'Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?' (v.55). Nestes dias de Páscoa, levemos esse grito no coração. E se nos perguntarem o porquê do nosso sorriso doado e da nossa paciente partilha, então poderemos responder que Jesus ainda está aqui, que continua a estar vivo entre nós, que Jesus está aqui, na praça, conosco: vivo e ressuscitado."
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/texto-completo-catequese-do-papa-francisco-sobre-a-ressurreicao-de-jesus-81487

"Por isso, o relacionamento de Jesus com os homens não fica em meras palavras ou em atitudes superficiais. Jesus toma a sério o homem e quer dar-lhe a conhecer o sentido divino da sua vida. Jesus sabe exigir, colocar cada um em face dos seus deveres, tirar os que o escutam do comodismo e conformismo, para levá-los a conhecer o Deus três vezes santo. A fome e a dor comovem Jesus, mas comove-o sobretudo a ignorância. Jesus viu a multidão que esperava por ele, e enterneceu-se no seu íntimo porque andavam como ovelhas sem pastor. Começou então a instruí-los sobre muitas coisas."
(São Josemaría Escrivá)

https://opusdei.org/pt-br/article/cristo-presente-nos-cristaos/