terça-feira, 2 de abril de 2019

Catequese diária #854

2 de abril de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 5,1-16)

1Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos. 4De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos.

6Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: “Queres ficar curado?” 7O doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente”. 8Jesus disse: “Levanta-te, pega tua cama e anda”. 9No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua cama e começou a andar.

Ora, esse dia era um sábado. 10Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: “É sábado! Não te é permitido carregar tua cama”. 11Ele respondeu-lhes: “Aquele que me curou disse: ‘Pega tua cama e anda’”. 12Então lhe perguntaram: “Quem é que te disse: ‘Pega tua cama e anda?’” 13O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar.

14Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: “Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. 15Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.

Santo do dia: São Francisco de Paula.



São Pedro Calungsod e Beato Diego Luís de San Vítores.



Por Angelo1345 - I caught it in my camera, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22426904

Beata Maria de São José Alvarado.



By Cecill Torres - http://www.oremosjuntos.com/, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9732854

Beata Isabel Vendramini.

São Francisco Coll y Guitart.




Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida.


A Igreja é jovem quando recebe a força sempre nova da Palavra de Deus, da Eucaristia, da presença de Cristo e da força do seu Espírito em cada dia: quando consegue voltar continuamente à sua fonte.

 "Quem é você que fecha a porta do seu coração a um homem, a uma mulher que tem vontade de melhorar, de voltar a ser parte do povo de Deus após o Espírito Santo ter movimentado seu coração?"
(Papa Francisco)

https://www.acidigital.com/noticias/a-igreja-e-a-casa-de-jesus-que-tem-as-portas-sempre-abertas-para-todos-diz-o-papa-francisco-22187

"'Hominem no habeo' - não tenho ninguém que me ajude. É o que poderiam afirmar - infelizmente! - muitos doentes e paralíticos do espírito, que podem servir... e devem servir. Senhor: que eu nunca fique indiferente diante das almas."
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/sulco-capitulo-6.htm

O Papa lançou recentemente a exortação apostólica "Christus vivit", dirigida aos jovens e a todo o povo de Deus:

http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20190325_christus-vivit.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário