terça-feira, 30 de junho de 2020

Catequese diária - 30/06/2020

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 8,23-27)

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.

25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”

Santo do dia: Santos protomártires de Roma.


By Henryk Siemiradzki - www.abcgallery.com, Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=320986

São Teobaldo de Provins.

Beato Januário Maria Sarnelli.


By Mondarte - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=56454980

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje recordamos os primeiros mártires da Igreja de Roma. Eles nos entregam uma herança a preservar e imitar: o Evangelho do amor e da misericórdia. Os mártires cristãos de todos os tempos são homens e mulheres de paz, não obstante as perseguições.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Hoje se realiza a quarta Conferência da União Europeia e das Nações Unidas para “apoiar o futuro da Síria e da região”. Rezemos por este encontro, para que em primeiro lugar esteja o bem dos povos, que necessitam de alimento, de cuidados médicos, de escola e de trabalho.

"Se a desolação se prolongar e a vossa angústia se extremar, uni a vossa voz à de Jesus, desse Jesus que morre  na cruz, e dizei, implorando a piedade divina: 'Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?' (Mt 27,46). Mas aproveitai esta prova, primeiro para mais vos abaixardes, sabendo que quem ofendeu a Deus não merece consolações; e depois, para avivar ainda mais a vossa confiança, recordai que Deus tem sempre em vista o vosso bem em tudo quanto faz ou permite, e que, por isso, todas as coisas cooperam para o bem (cf Rom 8,28) da vossa alma. Quanto mais vos sentirdes esmagado pela dor e o desânimo, mais deveis armar-vos de grande coragem e exclamar: 'O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei?' (Sl 26,1)."
(Santo Afonso Maria de Ligório)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Injuriaram-te: é a tempestade; aborreceste-te: são as ondas. Sopra o vento, levantam-se as ondas e a tua barca e o teu coração naufragam, afundam-se. Injuriaram-te e desejas vingar-te; castigaste de um modo intempestivo e afundaste-te. E porquê? Porque Cristo dorme no teu coração. Que quer dizer que Cristo dorme? Que te esqueceste d’Ele. Desperta Cristo, trá-lo à memória: que Cristo vele em ti. Pensa n’Ele!
(...)
Que as ondas não vos arrastem perante as confusões do vosso coração. De qualquer modo, ainda que sejamos homens, não desesperemos se o vento arrasta os afetos da nossa alma. Despertemos Cristo: a nossa rota será tranquila e arribaremos a bom porto."
(Santo Agostinho)

https://opusdei.org/pt-pt/document/a-tempestade-na-barca/

"O gesto solene de acalmar o mar tempestuoso é claramente um sinal do senhorio de Cristo sobre os poderes negativos e leva a pensar na sua divindade: 'Quem é Este – interrogaram-se admirados e cheios de terror os discípulos – a Quem até o vento e o mar obedecem?' (Mc 4, 41). A sua fé ainda não é sólida, mas está a formar-se; é um misto de medo e de confiança; o abandono confiante de Jesus ao Pai é, ao contrário, total e puro. Por isso, por este poder do amor, Ele pode adormecer durante a tempestade, completamente seguro nos braços de Deus."
(Papa Bento XVI)

http://www.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/homilies/2009/documents/hf_ben-xvi_hom_20090621_san-giovanni-rotondo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário