Evangelho (Mc 8,27-33)
— Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63c.68c)
Naquele tempo, 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?”
28Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”. 29Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “Tu és o Messias”.
30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias. 32Ele dizia isso abertamente.
Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, Satanás!” Tu não pensas como Deus, e sim como os homens”.
Santo do dia: Santo Onésimo.
Beato José Allamano.
Von Heiligen Archiv - [1], PD-alt-100, https://de.wikipedia.org/w/index.php?curid=4799827
Papa Francisco
@Pontifex_pt
A #PalavradeDeus, que é dirigida a todos, chama à conversão: quando entra em nós, transforma o coração e a mente; muda-nos, levando-nos a orientar a vida para o Senhor.
Como comportar-nos na luta pela castidade? (Beato José Allamano)
"Canta, língua gloriosa,
o combate singular
em que o Salvador do mundo,
pregado na dura cruz,
com o preço do seu sangue
resgatou a humanidade.
Como Adão no Paraíso
comeu o vedado pomo,
assim o Criador do mundo
decretou, compadecido,
que uma árvore nos desse
o que na outra perdemos."
(Hino de matinas do tempo da Paixão: "Pange, lingua, gloriosi")
"Jesus, hoje, faz este pedido tão direto e confidencial a cada um de nós: 'Tu, quem dizes que eu sou? Vós, quem dizeis que eu sou? Quem sou eu para ti?'. Cada um é chamado a responder, no próprio coração, deixando-se iluminar pela luz que o Pai nos dá a fim de conhecer o seu Filho Jesus. E pode acontecer também que nós, assim como Pedro, afirmemos com entusiasmo: 'Tu és o Cristo'. Contudo, quando Jesus nos comunica claramente o que disse aos discípulos, ou seja, que a sua missão se cumpre não no amplo caminho do sucesso, mas na senda árdua do Servo sofredor, humilhado, rejeitado e crucificado, então pode acontecer também a nós como a Pedro, protestar e rebelar-nos porque isto contrasta com as nossas expectativas, com as expectativas mundanas."
(Papa Francisco)
By KLMircea from Focsani, Romania - This file was derived from: Portugal (21947482154).jpg, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=59129124
Nenhum comentário:
Postar um comentário