segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Vivência da Quaresma


A Quaresma está próxima. É muito importante nos prepararmos durante este tempo para vivermos melhor a Semana Santa. Mais ainda: para realmente nos convertermos ao Evangelho, conformando-nos à vontade de Deus.

Devemos fazer jejum e abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa, além da abstinência de carne nas sextas-feiras ao longo do ano (a não ser que coincidam com alguma solenidade).

E como fazer o jejum?

"O jejum eclesiástico que se deve observar, nos dois dias assinalados, consiste em tomar uma única refeição completa até a saciedade (o que não significa empanturrar-se, mas comer o suficiente segundo a própria condição). Além dessa refeição única, que pode ser feita à hora do almoço, do jantar ou mesmo no café-da-manhã, a disciplina tradicional da Igreja reconhece a possibilidade de se tomarem duas outras refeições, ligeiras e bem modestas, ao longo do dia."


Abstinência: obrigatória a partir dos 14 anos.
Jejum: obrigatório dos 18 aos 59 anos.


Além das práticas de jejum e abstinência, é importante que nos dediquemos mais à oração, à leitura espiritual (especialmente das Sagradas Escrituras, mas também de outros livros próprios para esse objetivo), à penitência, à caridade. Se conseguirmos corrigir um vício ou dominá-lo e crescermos no amor a Deus e ao próximo, já valerá a pena.

E você, já sabe o que fará na Quaresma?

Nenhum comentário:

Postar um comentário