domingo, 17 de agosto de 2014

Evangelho 17/08/2014 - Bendita és tu entre as mulheres!

(Lc 1,39-56)


Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia.40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”.

46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada,49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Entre todas as mulheres, Maria foi escolhida para dar à luz ao Filho de Deus na terra e o Pai lhe concedeu a graça de não ser maculada pelo pecado. Assim foi até o final de sua vida, e como não poderia sofrer a corrupção da carne, foi levada aos céus pelo poder de Deus.
Sua parente Isabel reconhece sua santidade, inspirada pelo Espírito Santo. Maria, em sua humildade, louva ao Senhor pelos Seus feitos. A vida dela foi fazer a vontade de Deus, até nos sofrimentos. Imitar as virtudes da Virgem é ser modelado de acordo com Jesus. Que ela gere em nós o Cristo, assim como fez em seu ventre santo.
Ela foi assunta aos céus pelos anjos, como uma lição para nós, de que a vitória da ressurreição, de estar com Deus em Seu Reino, vem depois de angústias, renúncias, tribulações. Só sabemos que estamos no caminho certo quando fazemos a vontade dEle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário