sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Evangelho 22/08/2014 - Alegra-te, cheia de graça!

(Lc 1,26-38)

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
Maria acreditou na palavra de Deus trazida pelo anjo Gabriel. Ela colocou-se à disposição do Senhor para que Ele fizesse Sua vontade. Mais tarde, Isabel a chama bem-aventurada, porque acreditou na promessa de Deus; assim como fez Abraão, que O ouviu e deixou sua terra, indo a lugares desconhecidos, para depois se tornar pai de nações.
Ela foi escolhida para gerar o Filho de Deus na terra, preservada do pecado original. Vivendo em sacrifício, fé e obediência, foi levada aos céus pelo poder divino e coroada como rainha, representando a figura da Mulher do Apocalipse, que dá a luz ao Menino: revestida de sol e tendo uma coroa de estrelas.
Vemos como é grande a história de Maria, porque esteve sob a proteção de Deus desde o nascimento até a Assunção e vida eterna. Ele escolheu uma jovem humilde de Nazaré, que torna-se modelo de santidade para Sua Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário