segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Evangelho 25/08/2014 - Ai de vós, hipócritas!

(Mt 23,13-22)

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós porém não entrais, 14nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós.
16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’

19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo.22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.
Jesus repreende os fariseus e mestres por distorcerem a Lei, os mandamentos de Deus, e misturarem com suas próprias tradições, desfigurando a real mensagem. Em vez de levar os povos a adorar o verdadeiro Deus e mudar para melhor, eles os tornavam pessoas de coração duro.
Os fariseus também olhavam apenas a aparência e o que era importante aos olhos terrenos. Estavam fechados para Deus. Honravam com a boca, mas com coração distante. Ignoravam o que realmente santificava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário