quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Evangelho 1/10/2014 - Quem olha para trás não está apto

(Lc 9,57-62)

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixe-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

Jesus ensina que, para seguí-lO, devemos nos desapegar interiormente dos bens materiais, saber viver na pobreza ou na fartura, confiar na Graça de Deus para guiar nossas vidas. Também devemos vencer nossas afetos para que não nos tornemos dependentes deles e impossibilitados sermos discípulos dEle. Quem decidiu seguir Jesus deve ter a firme resolução de ser uma pessoa nova, não se arrepender dessa escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário