sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Evangelho 17/10/2014 - Cuidado com o fermento dos fariseus

(Lc 12,1-7)


Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido.
3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados.
4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno.

Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”.
Jesus nos ensina a ter cuidado com a hipocrisia, examinar se o que vivemos está de acordo com o que dizemos ou aparentamos. Não podemos ser certinhos na frente de todos, mas praticar coisas erradas quando não estão nos olhando. Tudo será revelado no último dia.
Quanto às perseguições futuras, Ele nos dá um alento e um alerta: não tenhamos medo de quem nos agride ou zomba de nós; temos que prestar contas a Alguém maior, que decide o destino de nossa vida na eternidade. Os mártires e perseguidos por causa da fé entendem bem essa mensagem: antes obedecer a Deus que aos homens (At 5,29).
O Pai cuida de nós, sabe do que precisamos. Jesus diz que valemos mais que muitos pardais. Deus importa-se muito com o ser humano. Não poupou Seu Filho para nos trazer à reconciliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário