quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Evangelho 5/11/2015 - Pecador que se converte

(Lc 15,1-10)


Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”.
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão.
8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.

Jesus nos ensina que Deus tem misericórdia dos pecadores e os acolhe, reconduzindo-os em Seu caminho. O Senhor se alegra por cada pecador que se arrepende e volta-se para Ele em busca de perdão e mudança de vida. Os fariseus desprezavam os pecadores e se achavam mais justos, mas Deus condena a soberba e prefere aquele que se humilha e reconhece sua pequenez. Precisamos ter em mente que somos necessitados da misericórdia divina, que sem a graça Dele não conseguimos caminhar na santidade, e falhamos muitas vezes. Deixemo-nos conduzir pelo Bom Pastor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário