quinta-feira, 24 de março de 2016

Quinta-feira Santa

Esta quinta-feira precede a Sexta-feira da Paixão e Morte do Senhor. Jesus institui a Eucaristia, ação de graças pelo plano redentor do Pai. O pão e o vinho consagrados são Seu Corpo e Sangue.

"Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é meu corpo.
Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados."
(Mt 26,26-28)

Jesus lavou os pés dos discípulos e pediu que façamos o mesmo uns aos outros. Lavar os pés é servir, ajudar, especialmente os mais necessitados, os que precisam de nós.


Ele instituiu o sacramento da Ordem. Os sacerdotes consagram o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo, atendem confissões, batizam, entre tantos serviços. Rezemos por eles!


Na missa da manhã, o bispo e os sacerdotes da diocese celebram a Bênção dos Santos Óleos, ou seja, os que são usados no Batismo, na Crisma e na Unção dos enfermos. Eles também renovam o sacramento da Ordem, o compromisso do sacerdócio. Na missa da noite, termina a Quaresma e começa o Tríduo Pascal; celebramos a Santa Ceia.

Jesus entregou-se à morte para nos redimir e deu-Se a nós como alimento. Busquemos sempre a comunhão!

"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia."
(Jo 6,54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário