quarta-feira, 19 de abril de 2023

Catequese diária - 19/04/2023

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Jo 3,16-21)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Deus o mundo tanto amou, que lhe deu seu próprio Filho, para que todo o que nele crer, encontre vida eterna. (Jo 3,16)

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Santo do dia: Santo Expedito.


By Piotr Rymuza - Own work, CC BY 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=50467781

Papa Francisco
@Pontifex_pt

#RezemosJuntos para não nos cansarmos de dar testemunho do Evangelho até em tempos de tribulação. Que todos os santos mártires sejam sementes de paz entre os povos por um mundo mais humano e fraterno, à espera que se manifeste plenamente o Reino dos céus.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Vamos perseverar na proximidade e na oração pela querida e martirizada #Ucrânia, que continua suportando terríveis sofrimentos. #RezemosJuntos

"Não era necessário tanto tormento. Ele podia ter evitado aquelas amarguras, aquelas humilhações, aqueles maus tratos, aquele juízo iníquo, e a vergonha do patíbulo, e os pregos, e a lança... Mas quis sofrer tudo isso por ti e por mim. E nós não havemos de saber corresponder?
É muito possível que nalguma ocasião, a sós com um crucifixo, te venham as lágrimas aos olhos. Não te contenhas... Mas procura que esse pranto acabe num propósito."
(São Josemaria Escrivá)


"As esperanças terrenas desmoronam diante da cruz, mas renascem esperanças novas, que duram para sempre. A esperança que nasce da cruz é diversa.
(...)
E esta esperança brota precisamente pela força do amor: porque o amor que 'tudo espera, tudo suporta' (1 Cor 13, 7), o amor que é a vida de Deus renovou tudo o que alcançou. Assim, na Páscoa, Jesus transformou, assumindo sobre si mesmo, o nosso pecado em perdão. Mas, ouvi bem como é a transformação que a Páscoa realiza: Jesus transformou o nosso pecado em perdão, a nossa morte em ressurreição, o nosso medo em confiança."
(Papa Francisco)


"Desde que Deus foi assim transplantado no homem, o Homem-Deus correu, todo abrasado de amor, para a morte ignominiosa da cruz. Foi nesta árvore que quis ser enxertado o Verbo incarnado, pregado à cruz pelo amor e não pelos cravos, que não teriam sido suficientes para reter o Homem-Deus. O doce Mestre subiu a esse trono para nos ensinar a doutrina da verdade; e a alma que a segue não pode cair nas trevas.
(...)
Que os nossos corações se derretam; chega de dureza e de negligência, porque o tempo não dorme. Permaneçamos com Deus pelo amor e um santo desejo, e já não teremos nada a temer."
(Santa Catarina de Sena)



By Ideefixe - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=84992892

Nenhum comentário:

Postar um comentário