quarta-feira, 5 de abril de 2023

Catequese diária - 5/04/2023

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 26,14-25)

— Salve, Cristo, Luz da vida, companheiro na partilha!

— Salve, nosso rei, somente vós tendes compaixão dos nossos erros.

Naquele tempo, 14um dos doze discípulos, chamado Judas Iscariotes, foi ter com os sumos sacerdotes 15e disse: “Que me dareis se vos entregar Jesus?” Combinaram, então, trinta moedas de prata. 16E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus.

17No primeiro dia da festa dos Ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?” 18Jesus respondeu: “Ide à cidade, procurai certo homem e dizei-lhe: ‘O Mestre manda dizer: o meu tempo está próximo, vou celebrar a Páscoa em tua casa, junto com meus discípulos’”.

19Os discípulos fizeram como Jesus mandou e prepararam a Páscoa. 20Ao cair da tarde, Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. 21Enquanto comiam, Jesus disse: “Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair”. 22Eles ficaram muito tristes e, um por um, começaram a lhe perguntar: “Senhor, será que sou eu?”23Jesus respondeu: “Quem vai me trair é aquele que comigo põe a mão no prato. 24O Filho do Homem vai morrer, conforme diz a Escritura a respeito dele. Contudo, ai daquele que trair o Filho do Homem! Seria melhor que nunca tivesse nascido!” 25Então Judas, o traidor, perguntou: “Mestre, serei eu?” Jesus lhe respondeu: “Tu o dizes”.

Santo do dia: São Vicente Ferrer.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Nestes dias santos, aproximemo-nos do Crucificado. Coloquemo-nos perante Ele, despojado, para fazer a verdade sobre nós mesmos, eliminando o supérfluo. Olhemos para Ele, ferido, e coloquemos as nossas feridas nas suas. Deixemos que Jesus regenere em nós a esperança! #SemanaSanta

"Ele não foi obrigado a deixar a sua vida, não foi forçado a imolar-Se, mas avançou livremente. Escuta as suas palavras: 'Tenho o poder de entregar a minha vida e tenho o poder de a retomar' (Jo 10,18); é por minha inteira vontade que cedo aos meus inimigos, pois se Eu não quisesse, nada aconteceria. Ele veio portanto voluntariamente para a Paixão, contente com esse ato, sorrindo à coroa, feliz por salvar a humanidade."
(São Cirilo de Jerusalém)


"Pensemos nos muitos Judas institucionalizados neste mundo, que exploram as pessoas. E pensemos também no pequeno Judas que cada um de nós tem dentro de si na hora de escolher: entre lealdade ou interesse. Cada um de nós tem a capacidade de trair, de vender, de escolher pelo próprio interesse. Cada um de nós tem a possibilidade de se deixar atrair pelo amor ao dinheiro, aos bens ou pelo bem-estar futuro."
(Papa Francisco)



By Isaac Nicolas Al-Qudsi - (2003) Icônes arabes : art chrétien du Levant, France: Institut du monde arabe (France), pp. A 101 ISBN: 2914338074., CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=97879371

Nenhum comentário:

Postar um comentário