domingo, 19 de outubro de 2014

Evangelho 19/10/2014 - Dai a Deus o que é de Deus

(Mt 22,15-21)


Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?”
18Jesus percebeu a maldade deles e disse: “Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19Mostrai-me a moeda do imposto!” Levaram-lhe então a moeda.

20E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição desta moeda?” 21Eles responderam: “De César”. Jesus então lhes disse: “Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.
Os fariseus queriam fazer Jesus entrar em contradição em qualquer palavra Sua. Eles vêm com palavras lisonjeiras, mas Ele logo denuncia a hipocrisia. Jesus ensina que devemos retornar às autoridades do mundo o que é próprio delas, mas dar a Deus o que é dEle. Não significa que podemos separar nossa vida cristã da pessoal, como cidadãos. Pelo contrário: pertencemos ao Pai, entregamos nossa vida a Ele, não aos frutos da carne e às coisas que o mundo oferece.
Devemos basear nossas ações em comunidade de acordo com a Palavra de Deus; isso significa, muitas vezes, enfrentar valores anticristãos em uma sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário