quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Evangelho 29/10/2014 - Entrar pela porta estreita

(Lc 13,22-30)


Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém.23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.

26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.
Há uma condição para entrar no Reino dos Céus: fazer a vontade de Deus, praticar o Evangelho. Temos que renunciar aos prazeres da carne, às coisas que o mundo oferece e que não são de Deus. Não é fácil, e por isso Jesus compara a um caminho estreito, que termina numa porta estreita. É uma séria advertência. Deus é misericordioso, e também justo, Ele abomina o pecado. Não entremos em desespero, porque temos a ajuda do Paráclito, o Espírito que santifica e dá os dons necessários. Não estamos desamparados, mas devemos buscar esse auxílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário