Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.
Evangelho (Mt 8,23-27)
Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia.
25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”
Santo do dia: São Bernardino Realino.
Santa Monegundes.
Beata Eugênia Joubert.
Beatos Pedro e João Becchetti.
Beato Pedro de Luxemburgo.
"Que importa que tenhas contra ti o mundo inteiro, com todos os seus poderes? Tu... para a frente!
- Repete as palavras do salmo: 'O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei?... 'Si consistant adversum me castra, non timebit cor meum" - Ainda que me veja cercado de inimigos, não fraquejará meu coração'."
(São Josemaría Escrivá)
"A fé é dom de Deus, mas é também ato profundamente livre e humano. O Catecismo da Igreja Católica o diz com clareza: 'É impossível crer sem a graça e os auxílios interiores do Espírito Santo. Não é, portanto, menos verdade que crer é um ato autenticamente humano. Não é contrário nem à liberdade e nem à inteligência do homem' (n. 154). Na verdade, as implica e as exalta, em uma aposta de vida que é como um êxodo, isso é, uma saída de si mesmo, de suas próprias seguranças, de seus próprios pensamentos, para confiar na ação de Deus que nos indica o seu caminho para conseguir a verdadeira liberdade, a nossa identidade humana, a alegria verdadeira do coração, a paz com todos."
(Papa Bento XVI)
"Aplica grande rigor na guarda da tua inteligência. Quando tiveres consciência de um pensamento, refuta-o; mas pede imediatamente ajuda a Cristo. Mesmo antes de teres acabado de falar, o doce Jesus dir-te-á: 'Vim tratar da tua defesa'. E, quando a tua oração tiver derrotado todos os teus inimigos, vela sobre a tua inteligência. Eis que vagas ainda mais numerosas que as primeiras se aproximam uma após outra, e sobre elas voga a tua alma. Mas Jesus acorre, despertado pelo seu discípulo, e ordena em Deus que os ventos se acalmem (cf Mt 8,23--27)."
(Filoteu do Sinai)
Nenhum comentário:
Postar um comentário