domingo, 14 de julho de 2019

Catequese diária #957

14 de julho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 10,25-37)

Naquele tempo, 25um mestre da Lei se levantou e, querendo pôr Jesus em dificuldade, perguntou: “Mestre, que devo fazer para receber em herança a vida eterna?”

26Jesus lhe disse: “O que está escrito na Lei? Como lês?” 27Ele então respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração e com toda a tua alma, com toda a tua força e com toda a tua inteligência; e ao teu próximo como a ti mesmo!”

28Jesus lhe disse: “Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás”.

29Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: “E quem é o meu próximo?”30Jesus respondeu: “Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos de assaltantes. Estes arrancaram-lhe tudo, espancaram-no, e foram-se embora, deixando-o quase morto.

31Por acaso, um sacerdote estava descendo por aquele caminho. Quando viu o homem, seguiu adiante, pelo outro lado. 32O mesmo aconteceu com um levita: chegou ao lugar, viu o homem e seguiu adiante, pelo outro lado.

33Mas um samaritano, que estava viajando, chegou perto dele, viu e sentiu compaixão. 34Aproximou-se dele e fez curativos, derramando óleo e vinho nas feridas. Depois colocou o homem em seu próprio animal e levou-o a uma pensão, onde cuidou dele. 35No dia seguinte, pegou duas moedas de prata e entregou-as ao dono da pensão, recomendando: ‘Toma conta dele! Quando eu voltar, vou pagar o que tiveres gasto a mais’”.

E Jesus perguntou:  36“Na tua opinião, qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?” 37Ele respondeu: “Aquele que usou de misericórdia para com ele”. Então Jesus lhe disse: “Vai e faze a mesma coisa”.

Santo do dia: São Camilo de Léllis.


São Francisco Solano.


São João Wang Guixin.

Santa Toscana.

Beato Ghebre Miguel.

Beato Gaspar de Bono.


Beata Angelina de Marsciano.


"Os enfermos são as pupilas do coração de Jesus, e o que fizermos por eles faremos ao próprio Deus."
(São Camilo de Léllis)

Leia mais em: https://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/07/14/12-ensinamentos-de-sao-camilo-padroeiro-dos-enfermos/

Hoje se celebra o , dedicado aos marítimos e pescadores. Rezo por eles e por suas famílias e encorajo a realizar todo esforço para proteger e salvaguardar seus direitos humanos.

No Evangelho de hoje, Jesus propõe como modelo o samaritano, que amando o irmão como a si mesmo, demonstra que ama a Deus com todo o coração e expressa, ao mesmo tempo, verdadeira religiosidade e plena humanidade.

"Ser capazes de sentir compaixão: esta é a chave. Esta é a nossa chave. Se diante de uma pessoa necessitada, você não sente compaixão, o seu coração não se comove, significa que algo não funciona. Fique atento, estejamos atentos. Não nos deixemos levar pela insensibilidade egoística. A capacidade de compaixão se tornou a medida do cristão, ou melhor, do ensinamento de Jesus."
(Papa Francisco)

https://noticias.cancaonova.com/mundo/nao-nos-deixemos-levar-pela-insensibilidade-egoistica-pede-papa/

"O programa do cristão, aprendido do ensinamento de Jesus, é 'um coração que vê' onde há necessidade de amor, e age em consequência."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/angelus/2010/documents/hf_ben-xvi_ang_20100711.html

"Que alma poderá fazer frutificar em si mesma, para com toda a gente, o amor nela semeado por este preceito: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo'? Os nossos meios são incapazes, por si sós, de ser instrumentos da vontade rápida e rica de Deus: para tal, é necessário o fruto da caridade semeado pelo próprio Deus."
(Santo Éfrem)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel


Nenhum comentário:

Postar um comentário