domingo, 28 de julho de 2019

Catequese diária #971

28 de julho de 2019.

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 11,1-13)

1Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.

2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

5E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.

9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

Santo do dia: São Vítor I, papa.



São Sansão de Dol.


By Massalim - http://www.france-orthodoxe.net/fr/saint/samson, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=7801675

São Botvido da Suécia.


Santa Afonsa da Imaculada Conceição.


Por India Post, Government of India - [1], GODL-India, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=74756810

São Jaime Hilário.

Beato Jesús Aníbal Gómez Gómez.

Beato Mário Félix.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

No Evangelho de hoje, Jesus nos convida a fazer a experiência da oração, colocando-nos diretamente em comunicação com o Pai. Aqui está a novidade da oração cristã! Ela é diálogo entre pessoas que se amam, um diálogo baseado na confiança.

"Certamente, essas afirmações nos colocam em crise, porque muitas das nossas orações parecem não ter resultado algum. Quantas vezes pedimos e não obtemos -  todos temos experiência disto - batemos e encontramos uma porta fechada? Jesus recomenda a nós, nesses momentos, para insistir e a não nos darmos por vencidos. A oração sempre transforma a realidade, a oração sempre transforma, sempre, transforma a realidade: se não mudam as coisas à nossa volta, pelo menos muda a nós, muda o nosso coração. Jesus prometeu o dom do Espírito Santo a todo homem e mulher que reza."
(Papa Francisco)

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-01/papa-francisco-audiencia-geral-pai-nosso-janeiro-2019.print.html

"No pergaminho da nossa oração, escrevamos antes de mais nada uma sincera ação de graças; em segundo lugar, a confissão das nossas faltas e uma contrição de alma profundamente sentida; em seguida, apresentemos então os nossos pedidos ao Rei do Universo. Pois esta é a melhor maneira de rezar."
(São João Clímaco)

https://www.evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"Hoje, os cristãos são chamados a tornar-se testemunhas de oração, precisamente porque o nosso mundo se encontra muitas vezes fechado ao horizonte divino e à esperança que contém o encontro com Deus. Na amizade profunda com Jesus e vivendo nele e com Ele a relação filial com o Pai, através da nossa oração fiel e constante, podemos abrir janelas para o Céu de Deus."
(Papa Bento XVI)

http://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/audiences/2011/documents/hf_ben-xvi_aud_20111130.html

"Escreveste-me: 'Orar é falar com Deus. Mas de quê?' - De quê? DEle e de ti: alegrias, tristezas, êxitos e fracassos, ambições nobres, preocupações diárias..., fraquezas!; e ações de graças e pedidos; e Amor e desagravo.
Em duas palavras: conhecê-Lo e conhecer-te - ganhar intimidade!"
(São Josemaría Escrivá)

http://www.escrivaworks.org.br/book/1/_c3

Nenhum comentário:

Postar um comentário