domingo, 31 de julho de 2022

Catequese diária - 31/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 12,13-21)

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”

15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’.

18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e fazer maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Santo do dia: Santo Inácio de Loyola.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Na festa de Santo Inácio de Loyola, dirijo uma saudação afetuosa aos meus confrades jesuítas, continuem caminhando com zelo, com alegria no serviço do Senhor. Sejam corajosos!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Acumular bens materiais não é suficiente para viver bem, porque - diz Jesus - a vida não depende do que se possui (Lc 12,15). Em vez disso, depende de bons relacionamentos: com Deus, com os outros, e também com aqueles que têm menos. #Evangelhodehoje

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Continuemos a rezar pelo povo ucraniano, agredido e atormentado, pedindo a Deus que o livre do flagelo da guerra. A única coisa razoável a fazer seria parar e negociar. Que a sabedoria possa inspirar passos concretos de paz.

Oração de Santo Inácio de Loyola:


"Demoli-los-ás para construíres outros ainda maiores? Haverá maior insensatez do que atormentar-se sem fim, construindo obstinadamente para depois demolir? Se quiseres, os teus celeiros podem ser casas para os pobres: acumula tesouros no Céu, pois a traça e a ferrugem não corroem o que neles for armazenado e os ladrões não os arrombam nem furtam (cf Mt 6,20)."
(São Basílio Magno)


"Temos verificado de muitas maneiras que as coisas cá de baixo hão de passar para todos: quando este mundo acabar; e mesmo antes, para cada um, com a morte, porque nem as riquezas nem as honrarias nos acompanham ao sepulcro. Por isso, com as asas da esperança, que anima o nosso coração a elevar-se até Deus, aprendemos a rezar assim: In te Domine speravi, non confundar in aeternum, espero em ti, Senhor, para que me dirijas com as tuas mãos, agora e a todo o instante, pelos séculos dos séculos."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de gabriel manjarres: https://www.pexels.com/pt-br/foto/catolico-cristandade-igreja-capela-10829202/

sábado, 30 de julho de 2022

Catequese diária - 30/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 14,1-12)

1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”. 3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe.

4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse.

8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus.

Santo do dia: São Pedro Crisólogo.


Novena pelas almas do Purgatório:



Papa Francisco
@Pontifex_pt

A minha oração e o meu pensamento detiveram-se muitas vezes nestes dias em Santa Catarina Tekakwitha. Veneramo-la pela sua dedicação exemplar à oração e ao trabalho, bem como pela capacidade de suportar com paciência e mansidão tantas provações. #PovosIndígenas

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Num mundo muitas vezes individualista, quão precioso é este sentido de família e comunidade tão genuíno entre os #PovosIndígenas! E como é importante cultivar o vínculo entre os jovens e os idosos, e manter uma relação sadia e harmoniosa com toda a criação!

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos #jovens, em um mundo onde não faltam escândalos, guerras, injustiças, destruição do meio-ambiente, indiferença pelos mais frágeis, decepções vindas da parte de quem deveria dar o exemplo, vocês são a resposta, porque o futuro está em vossas mãos.

"Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Porque aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que tiver sacrificado a sua vida por minha causa, irá recobrá-la. Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?..."
(Mt 16,24-26)

"Aquele que não se sabe filho de Deus desconhece a sua verdade mais íntima e, na sua atuação, não possui o domínio e o senhorio próprios dos que amam o Senhor acima de todas as coisas.
(...)
Temos de repelir o equívoco dos que se conformam com uma triste gritaria: Liberdade! liberdade! Muitas vezes, nesse mesmo clamor se esconde uma trágica servidão, porque a opção que prefere o erro não liberta; só Cristo é que liberta, porque só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de MART PRODUCTION: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cristo-adulto-antigo-antepassados-7219088/

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Catequese diária - 29/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 11,19-27)

Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. 25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

Santo do dia: Santos Marta, Maria e Lázaro.



Papa Francisco
@Pontifex_pt

Anuncia-se o Evangelho de modo eficaz quando é a vida que fala, que revela aquela liberdade que faz livres os outros, aquela compaixão que nada pede em troca, aquela misericórdia que fala de Cristo sem palavras. 

"Pensemos nisto: 'Estou feliz porque o Senhor está perto de mim? Porque o Senhor me ama? Porque o Senhor me redimiu?'"
"Eis a primeira condição da alegria cristã: descentralizar-se de si e colocar Jesus no centro. Isso não é alienação, porque Jesus é efetivamente o centro, é a luz que dá sentido pleno à vida de cada homem e mulher que vem a este mundo."
(Papa Francisco)


"Ele tinha vindo do seio do Pai para resgatar com o seu sangue todos os pecados dos homens e fazer sair do túmulo todos os crentes, como fez com seu amigo Lázaro, para os fazer voltar à vida, não durante algum tempo, mas para sempre.
(...)
Quando um coração pode responder como Marta: 'Acredito, Senhor', Cristo torna-Se misericordiosamente presente nele. Ainda que invisível, Ele está lá, junto do leito de morte e do túmulo, quer sejamos nós a agonizar quer sejam os nossos entes queridos. Bendito seja o seu nome! Nada nos pode tirar essa consolação."
(São John Henry Newman)


"Se queremos ajudar os outros, se pretendemos sinceramente animá-los a descobrir o autêntico sentido do seu destino na terra, é preciso que nos alicercemos na oração."
(São Josemaria Escrivá)


"Devo dizer que, para mim, o Sacrário foi sempre Betânia, o lugar tranquilo e aprazível onde está Cristo, onde lhe podemos contar as nossas preocupações, nossos sofrimentos, nossos anseios e nossas alegrias, com a mesma simplicidade e naturalidade com que lhe falavam aqueles seus amigos Marta, Maria e Lázaro. Por isso, ao percorrer as ruas de uma cidade ou de uma aldeia, alegra-me descobrir, mesmo de longe, a silhueta de uma igreja: é um novo Sacrário, uma nova ocasião de deixar que a alma se escape para estar em desejo junto do Senhor Sacramentado."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de Magda Ehlers: https://www.pexels.com/pt-br/foto/crucifixo-2549050/

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Catequese diária - 28/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 13,47-53)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

Santo do dia: São Vítor I, papa.


By Anna reg - Own work, CC BY-SA 3.0 at, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=35813425

Santa Afonsa da Imaculada Conceição.


Por India Post, Government of India - [1], GODL-India, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=110965743

São Pedro Poveda Castroverde.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Também hoje não faltam colonizações ideológicas que abrem espaço à cultura do cancelamento que negligencia os deveres para com os mais débeis e frágeis: pobres, migrantes, idosos, doentes, nascituros…  São eles os esquecidos nas sociedades do bem-estar.

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Senhor Jesus, nossa força e consolação, ficai conosco quando a esperança conhece o ocaso e desce, escura, a noite da decepção, porque se Vós caminhais ao nosso lado, o fracasso abre-se à esperança duma nova vida. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Deixemo-nos encontrar por Jesus; deixemos que seja a sua Palavra a indicar-nos o caminho para nos curarmos e reconciliarmos; com fé, partamos juntos o Pão Eucarístico para que possamos redescobrir-nos filhos amados do Pai, chamados a ser todos irmãos. 

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Quando o fracasso deixa espaço ao encontro com o Senhor, a vida reabre-se à esperança e podemos reconciliar-nos: conosco, com os irmãos, com Deus.

"Todos estes valores da dignidade humana, da comunhão fraterna e da liberdade, fruto da natureza e do nosso trabalho, depois de os termos difundido na Terra, no Espírito do Senhor e segundo o seu mandamento, voltaremos de novo a encontrá-los, mas então purificados de qualquer mancha, iluminados e transfigurados, quando Cristo entregar ao Pai o Reino eterno e universal: 'Reino de verdade e de vida, Reino de santidade e de graça, Reino de justiça, de amor e de paz' (Pref. Festa de Cristo Rei). Sobre a Terra, o Reino já está misteriosamente presente; quando o Senhor vier, atingirá a perfeição."
(Constituição dogmática "Gaudium et Spes")


"O juízo revelar-se-á terrível para aqueles que, conhecendo perfeitamente o caminho, e tendo-o ensinado e exigido aos outros, não o tiveram percorrido eles mesmos. - Deus os julgará e os condenará com as suas próprias palavras."
(São Josemaria Escrivá)



Foto de Leonardo Zanini: https://www.pexels.com/pt-br/foto/antigo-antepassados-anciao-arquitetura-9317320/

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Catequese diária - 27/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 13,44-46)

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

Santo do dia: São Pantaleão.


São Tito Brandsma.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

A mensagem de unidade que o Céu envia à terra não teme as diferenças e convida-nos à comunhão, a recomeçar juntos, porque todos somos peregrinos a caminho. #PovosIndígenas #Canadá

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Todos nós, como Igreja, precisamos ser curados da tentação de escolher a defesa da instituição em vez da busca da verdade. Ajudemo-nos a construir com a ajuda de Deus uma Igreja mãe como Ele gosta. #PovosIndígenas #Canadá

"Tudo é bom perto de ti" (poema de São Tito):


Frases e pensamentos de Frei Tito Brandsma:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos irmãos e irmãs dos #PovosIndígenas, vim como peregrino também para vos dizer quão preciosos sois para mim e para a Igreja. Que o Senhor nos ajude a avançar no processo de cura, rumo a um futuro sempre mais sadio e renovado. #Canadá

"De fato, tanto o homem quanto o mercante das duas parábolas vendem tudo aquilo que possuem, abandonando assim suas seguranças materiais. Disso se entende que a construção do Reino exige não somente a graça de Deus, mas também a disponibilidade ativa do homem."
"Jesus, que é o tesouro escondido e a pérola de grande valor, só pode suscitar alegria, toda a alegria do mundo: a alegria de descobrir um sentido para a própria vida, a alegria de senti-la comprometida com a aventura da santidade."
(Papa Francisco)


"As duas parábolas, do tesouro e da pérola, ensinam a mesma coisa: que temos de preferir o Evangelho a todos os tesouros do mundo. […] Mas há uma situação ainda mais meritória: preferi-lo com gosto, com alegria e sem hesitação. Não podemos esquecer-nos de que ganhamos mais do que perdemos ao renunciar a tudo para seguir a Deus."
(São João Crisóstomo)



By SeoulKing - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=69414322

terça-feira, 26 de julho de 2022

Catequese diária - 26/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 13,16-17)

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Santo do dia: São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, avós de Nosso Senhor.


FELIZ DIA DOS AVÓS!


"Fazia séculos que a humanidade esperava a vinda do Salvador; os profetas haviam-no anunciado de mil maneiras, e - embora grande parte da Revelação de Deus aos homens se tivesse perdido em consequência do pecado e da ignorância -, até nos confins da terra se conservava o desejo de Deus, a ânsia de redenção.
(...)
Quero falar sempre de uma vida diária e concreta: da santificação do trabalho, das relações familiares, da amizade. Se não somos cristãos nesses momentos, quando o seremos?"
(São Josemaria Escrivá)


"Sofro quando vejo uma sociedade que corre, apressada e indiferente, ocupada com tantas coisas e incapaz de parar para dar um olhar, uma saudação, uma carícia. Tenho medo duma sociedade onde todos formamos uma multidão anônima e já não somos capazes de erguer os olhos e reconhecer-nos. Os avós, que alimentaram a nossa vida, hoje têm fome de nós: da nossa atenção, da nossa ternura; de sentir-nos perto deles. Ergamos o olhar para eles, como Jesus faz conosco."
(Papa Francisco)


"Esta celebração faz pensar no tema da educação, que ocupa um lugar importante na pastoral da Igreja. Em particular, convida-nos a rezar pelos avós, que na família são os depositários e muitas vezes as testemunhas dos valores fundamentais da vida. A tarefa educativa dos avós é sempre muito importante, e torna-se ainda mais quando, por diversos motivos, os pais não são capazes de assegurar uma presença adequada ao lado dos filhos, na idade do crescimento."
(Papa Bento XVI)



Foto de Michele Petruzzelli: https://www.pexels.com/pt-br/foto/detalhe-da-mariensaule-12562222/

segunda-feira, 25 de julho de 2022

Catequese diária - 25/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Segunda-feira: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 20,20-28)

20Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”.

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é que dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

Santo do dia: São Tiago Maior, apóstolo.


By José Luis Filpo Cabana - Own work, CC BY 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=60648293

São Cristóvão.


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Rezar juntos, auxiliar juntos, partilhar histórias de vida, alegrias e lutas comuns, abre a porta à obra reconciliadora de Deus. #ViagemApostólica #Canadá

Papa Francisco
@Pontifex_pt

A reconciliação não é tanto obra nossa, é um dom que brota do Crucificado, é paz que vem do Coração de Jesus, é uma graça que deve ser implorada. #PopulaçõesIndígenas. #Canadá

Papa Francisco
@Pontifex_pt

Não bastam os nossos esforços para curar e reconciliar, é preciso a graça do Cristo, é preciso a sabedoria serena do Espírito. Seja Ele a preencher as expetativas dos corações. Seja Ele a tomar-nos pela mão. Seja Ele a fazer-nos caminhar juntos. #PopulaçõesIndígenas. #Canadá

"Ele (São Tiago) teve que entrever que o Messias, esperado pelo povo judaico como um triunfador, na realidade não era só circundado de honra e de glória, mas também de sofrimentos e fraqueza. A glória de Cristo realiza-se precisamente na Cruz, na participação dos nossos sofrimentos."
(Papa Bento XVI)


"Nossa fidelidade ao Senhor depende de nossa disposição em servir. E isso, bem o sabemos, custa, geralmente isso custa, ‘tem gosto de cruz’. Mas, à medida que aumenta o cuidado e a disponibilidade para com os outros, tornamo-nos mais livres interiormente, mais semelhantes a Jesus."
(Papa Francisco)


"Não sentimos também que Deus nos chama, que - através de tudo o que sucede à nossa volta - nos incita a proclamar a boa nova da vinda de Jesus? Mas às vezes nós, cristãos, apoucamos a nossa vocação, caímos na superficialidade e perdemos o tempo em disputas e rixas. Ou, o que é pior ainda, não falta quem se escandalize falsamente com o modo como os outros vivem certos aspectos da fé ou determinadas devoções; e, em lugar de abrirem eles o caminho, esforçando-se por vivê-las da maneira que consideram reta, se põem a destruir e a criticar. É claro que podem surgir, e de fato surgem, deficiências na vida dos cristãos. Mas o que importa não somos nós e as nossas misérias: só Ele, só Jesus, é que importa. É de Cristo que devemos falar, não de nós mesmos."
(São Josemaria Escrivá)


Lembremo-nos das almas do Purgatório!


By Maria8804 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=97385047

domingo, 24 de julho de 2022

Catequese diária - 24/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Domingo: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Lc 11,1-13)

1Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um dos seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”.

2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

5E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário.

9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá.

11Será que algum de vós, que é pai, se o filho lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?

13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

Santo do dia: São Charbel Makhlouf.


Calorosa acolhida a Francisco no Canadá:


Papa Francisco
@Pontifex_pt

Queridos #AvóseIdosos, somos chamados a ser artífices da  revolução da ternura! Façamo-lo aprendendo a usar cada vez mais e melhor o instrumento mais precioso que temos: a oração. A nossa invocação confiante pode fazer muito!

"Nosso Senhor fez-me uma revelação sobre a oração, e vi que ela assenta em duas condições: a retidão e uma confiança firme. Muitas vezes, a nossa confiança não é total. Não temos a certeza de que Deus nos escuta, pois achamos que somos indignos e além disso não sentimos nada."
(Juliana de Norwich)


"O espírito de oração, que anima a vida inteira de Jesus Cristo entre os homens, nos ensina que todas as obras - grandes e pequenas - têm que ser precedidas, acompanhadas e seguidas de oração."
(São Josemaria Escrivá)


"Considerando o Novo Testamento no seu conjunto, vê-se claramente que o primeiro protagonista de cada oração cristã é o Espírito Santo. Mas não esqueçamos isto: protagonista de cada oração cristã é o Espírito Santo. Nós nunca poderíamos rezar sem a força do Espírito Santo. É Ele que reza em nós e nos move a rezar bem. Podemos pedir ao Espírito que nos ensine a rezar, pois ele é o protagonista, aquele que faz a verdadeira oração em nós."
(Papa Francisco)


"Também na nossa oração temos que aprender, cada vez mais, a entrar nesta história de salvação, cujo ápice é Jesus, renovar diante de Deus a nossa decisão pessoal para nos abrirmos à sua vontade, pedir-lhe a força de conformar a nossa vontade com a sua, em toda a nossa vida, em obediência ao seu desígnio de amor por nós.
(...)
Olhando para a oração de Jesus, em nós deve surgir uma pergunta: como rezo eu, como oramos nós? Que tempo dedico à relação com Deus? Tem-se hoje uma educação e formação suficiente para a oração?
(...)
Na amizade profunda com Jesus e vivendo nele e com Ele a relação filial com o Pai, através da nossa oração fiel e constante, podemos abrir janelas para o Céu de Deus."
(Papa Bento XVI)



Foto de MART PRODUCTION: https://www.pexels.com/pt-br/foto/catolico-cristao-cristandade-dourado-7219516/

sábado, 23 de julho de 2022

Catequese diária - 23/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Sábado: Mistérios Gozosos.

Evangelho (Mt 13,24-30)

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.

27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

Santo do dia: Santa Brígida da Suécia.


"Durante o sono do pai de família, o inimigo semeou o joio; e, quando os discípulos pretendiam arrancá-lo a toda a pressa, o Senhor impediu-os, reservando para Si a tarefa de separar o trigo da palha. […] Antes do Dia do Juízo, ninguém pode pegar na pá de joeirar de Cristo, a ninguém é permitido julgar seja quem for."
(São Jerônimo)


"Nós, os cristãos, que devíamos estar vigilantes para que as coisas boas postas pelo Criador no mundo se desenvolvessem a serviço da verdade e do bem, nós adormecemos - triste preguiça, esse sono! -, enquanto o inimigo e todos os que o servem se moviam sem descanso. Bem vemos como cresceu o joio: que semeadura tão abundante e por toda a parte!"
(São Josemaria Escrivá)


"Nós às vezes, temos muita pressa em julgar, classificar, colocar os bons de um lado e os maus do outro. Lembrem-se da oração do homem soberbo: 'Deus, eu te agradeço porque sou bom e não sou como aquele que é mal'. Deus, ao invés, sabe esperar. Ele olha no campo da vida de cada pessoa com paciência e misericórdia. Vê muito melhor do que nós a sujeira e o mal, mas vê também os germes do bem e espera com confiança que amadureçam."
(Papa Francisco)



Foto de Ron Lach : https://www.pexels.com/pt-br/foto/arte-icone-simbolo-jesus-10628198/

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Catequese diária - 22/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Jo 20,1-2.11-18)

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.

11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.

13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.

16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

Santo do dia: Santa Maria Madalena.


Por L-miiguel Mdlr - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=25858586

Papa Francisco
@Pontifex_pt
Nós, #AvóseIdosos, temos uma grande responsabilidade: ensinar às pessoas a contemplar os outros com o mesmo olhar compreensivo e terno que temos para com os nossos netos. Hoje, podemos ser mestres de um modo de viver pacífico e atento aos mais frágeis.

"Em volta de Jesus há muitas pessoas que procuram Deus; mas a realidade mais prodigiosa é que, muito antes, há sobretudo Deus que se preocupa com a nossa vida, que a quer reanimar, e para fazer isto chama-nos pelo nome, reconhecendo o semblante pessoal de cada um. Cada homem é uma história de amor que Deus escreve nesta terra. Cada um de nós é uma história de amor de Deus. Deus chama cada um de nós pelo nome: conhece-nos pelo nome, olha para nós, está à nossa espera, perdoa-nos, tem paciência com cada um de nós."
(Papa Francisco)


"Diz o Evangelista Lucas que dela Jesus fez sair sete demônios (cf. Lc 8, 2), ou seja, salvou-a de um servilismo total ao maligno. Em que consiste esta cura profunda que Deus realiza através de Jesus? Consiste numa paz verdadeira, completa, fruto da reconciliação da pessoa em si mesma e em todas as suas relações: com Deus, com os outros, com o mundo."
(Papa Bento XVI)


"Dor de amor, pois, e —na intimidade dessa dor e dessa humildade— atrever-nos-emos a dizer ao Senhor que há também na nossa vida muito amor. Que, se foi real a falta, real é o amor que Ele mesmo põe em nós, que nos permite servi-Lo com toda a força dos nossos corações. Dizei frequentemente, como jaculatória, o ato de contrição de Pedro, depois das negações: Domine, tu omnia nosti; tu scis, quia amo te! (Jo 21,17)." (Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo)
(São Josemaria Escrivá)



By Andreas F. Borchert, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=70668096

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Catequese diária - 21/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Quinta-feira: Mistérios Luminosos.

Evangelho (Mt 13,10-17)

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

Santo do dia: São Lourenço de Brindisi.


Papa Francisco

@Pontifex_pt

"Escuta a voz da criação" é o tema e o convite do Tempo da Criação deste ano, de 1° de setembro a 4 de outubro. É um momento especial para todos os cristãos, a fim de orarmos e cuidarmos juntos da nossa casa comum.

MENSAGEM DE SUA SANTIDADE

PAPA FRANCISCO

PARA A CELEBRAÇÃO DO

DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELO CUIDADO DA CRIAÇÃO

1 de setembro de 2022

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2022/documents/20220716-messaggio-giornata-curacreato.html

"Mesmo antes da vinda do Salvador, os santos não ignoravam que Deus tinha desígnios de paz para o gênero humano. Pois 'o Senhor Deus nada faz sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas' (Am 3,7). Esse desígnio continuava oculto a muitos […]; mas aqueles que pressentiam a redenção de Israel (Is 14,1) anunciavam que Cristo viria na carne e, com Ele, a paz […]: 'Ele próprio será a paz' (Mq 5,4)."

(São Bernardo)

https://evangelhoquotidiano.org/PT/gospel

"O Amor revela-se-nos através da Encarnação, desse caminhar redentor de Jesus Cristo pela nossa terra, até ao sacrifício supremo da Cruz. 

(...)

Jesus nunca se mostra distante ou altaneiro. Por vezes, durante os seus anos de pregação, chegamos a vê-lo desgostoso, por lhe doer a maldade humana. Mas, se prestamos um pouco de atenção, logo compreendemos que o desgosto e a ira lhe nascem do amor: são um novo convite para que abandonemos a infidelidade e o pecado."

(São Josemaria Escrivá)

https://www.escrivaworks.org.br/book/cristo_que_passa-ponto-162.htm

Foto de David Eucaristía: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arte-beleza-encanto-crenca-931809/

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Catequese diária - 20/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Quarta-feira: Mistérios Gloriosos.

Evangelho (Mt 13,1-9)

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:

“O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.

7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!”

Santo do dia: Santo Elias, profeta.


"A semente que caiu no terreno fértil representa quantos escutam a palavra, aqueles que a acolhem, cultivam e compreendem, e ela dá fruto. O modelo perfeito desta terra boa é a Virgem Maria."
(Papa Francisco)


"Semear. - Saiu o semeador... - Semeia a mãos cheias, alma de apóstolo. - O vento da graça arrastará a tua semente, se o sulco onde caiu não for digno... Semeia, e fica certo de que a semente vingará e dará o seu fruto."
(São Josemaria Escrivá)


"Precisamos cultivar as boas disposições, o desejo de nos transformarmos a sério, de não brincar com a graça do Senhor."
(São Josemaria Escrivá)



By SeoulKing - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=69414364

terça-feira, 19 de julho de 2022

Catequese diária - 19/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Terça-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 12,46-50)

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.

48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Santo do dia: São Símaco, papa.


By Parrocchia di Santa Agnese fuori le Mura - http://www.santagnese.org/galleria_foto.htm, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=821789

Santo Arsênio.


By User:GFreihalter - File:Petit-Mars Saint-Pierre 965.jpg, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=86556095

Nigéria. Dois sacerdotes sequestrados no Estado de Kaduna:


A humildade dos santos de Deus!


Papa Francisco
@Pontifex_pt

É preciso voltar à essência do cristianismo: ao amor de Deus, motor da nossa alegria, que nos faz sair e percorrer as estradas do mundo; e ao acolhimento do próximo, que é o nosso mais simples e belo testemunho no mundo.

"Que a Virgem Maria, na sua bondade, continue a alcançar-vos da parte do Senhor a graça de suportar sem vacilar as numerosas provas de amor que Ele vos dá. Desejo que chegueis ao ponto de morrer com Ele na cruz e que com Ele possais gritar: 'Tudo está consumado'."
(São Pio de Pietrelcina)


"Homem livre, sujeita-te a uma voluntária servidão, para que Jesus não tenha que dizer por tua causa aquilo que contam ter dito, a propósito de outros, à Madre Teresa:
'Teresa, Eu quis..., mas os homens não quiseram'."
(São Josemaria Escrivá)


"Os pecados também são atos de desobediência a Deus, de não fazer a vontade de Deus. O Senhor, ao invés, nos ensina que esta é a estrada e que não há outra. E começa com Jesus, sim, nos Céus, na vontade de obedecer o Pai. Mas na terra começa com Maria: ela, o que disse ao Anjo? 'Que seja feito aquilo que dizes', isso quer dizer, que seja feita a vontade de Deus. E com este 'sim' ao Senhor, o Senhor deu início ao seu percurso entre nós."
(Papa Francisco)



Foto de Javier Cruz: https://www.pexels.com/pt-br/foto/foto-de-baixo-angulo-do-interior-da-igreja-2917871/