sexta-feira, 15 de julho de 2022

Catequese diária - 15/07/2022

Rezemos o Santo Terço! Sexta-feira: Mistérios Dolorosos.

Evangelho (Mt 12,1-8)

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”

3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?

6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

Santo do dia: São Boaventura.


Beata Ana Maria Javouhey.


Jesus aboliu as leis do Antigo Testamento?


A ferida do coração (São Boaventura):


"Aos que a cultivam, a hipocrisia faz levar sempre uma vida de mortificação amarga e rancorosa."
(São Josemaria Escrivá)


"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e co­nhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada. Ainda que distribuís­se todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!"
(1 Cor 13,1-3)

"Com efeito, o Senhor chama o homem ao descanso dizendo-lhe: 'Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei' (Mt 11,28). E todas as almas que confiam e se aproximam dele […] celebram um sábado verdadeiro, delicioso e santo, uma festa do Espírito, numa alegria e num júbilo inexprimível; e rendem a Deus um culto puro, que Lhe agrada, porque vem dum coração puro. Esse é o Sábado verdadeiro e santo."
(Homilia atribuída a São Macário)


Nenhum comentário:

Postar um comentário